Meteorologia

  • 15 JUNHO 2024
Tempo
20º
MIN 14º MÁX 22º

Flores. Armazenamento de energia contribuirá para "autonomia energética"

O PSD/Açores destacou esta quarta-feira a instalação de Sistemas de Armazenamento de Energia (baterias) nas Flores, considerando que o projeto, a realizar pela elétrica açoriana, será "um contributo sem precedentes para a autonomia energética da ilha".

Flores. Armazenamento de energia contribuirá para "autonomia energética"
Notícias ao Minuto

12:59 - 01/02/23 por Lusa

Política Açores

Numa nota de imprensa, a deputada social-democrata Susana Soares, eleita pelas Flores, disse que o projeto a realizar pela Eletricidade dos Açores (EDA), orçado em 6,5 milhões de euros, "permitirá aumentar em cerca de 34,3% a quota de energia renovável, com o objetivo de atingir 86,74%".

Para a parlamentar, o investimento, reconhecido como de interesse regional, "refletirá a independência energética das Flores, que se afirma cada vez mais como um destino sustentável, constituindo um exemplo para o resto do mundo".

Sublinhando a aposta do Governo Regional pela instalação de Sistemas de Armazenamento de Energia (baterias) e de Gestão da rede elétrica da ilha das Flores, a deputada realçou ser um projeto de "uma grande importância estratégica para a região e um contributo sem precedentes para a autonomia energética da ilha das Flores, em relação aos combustíveis fósseis".

Trata-se "de um passo decisivo naquele que deve ser o rumo ambiental da região, designadamente na produção de energias limpas e na respetiva valorização dos recursos naturais que em tanto enriquecem as nossas ilhas", refere ainda a deputada, citada na nota de imprensa.

Susana Soares acrescenta que "a implementação de um sistema de armazenamento de energia, a par da prestação de serviços de sistema à rede, garante uma maior flexibilidade à gestão de energia, bem como a respetiva segurança e qualidade de abastecimento nas Flores".

"O Governo Regional prossegue com a Estratégia Açoriana para a Energia 2030, alinhada com as políticas nacionais e europeias, enquadrada no Plano de Recuperação e Resiliência", lê-se ainda na nota de imprensa.

Leia Também: Governo dos Açores freta navio para abastecer Flores na próxima semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório