Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Pedido de levantamento da imunidade parlamentar de Pinto Moreira já na AR

O pedido de levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PSD Joaquim Pinto Moreira já deu entrada no Parlamento.

Pedido de levantamento da imunidade parlamentar de Pinto Moreira já na AR
Notícias ao Minuto

10:40 - 30/01/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Pinto Moreira

O pedido de levantamento da imunidade parlamentar do deputado do PSD Joaquim Pinto Moreira já deu entrada no Parlamento, avançou a CNN Portugal esta segunda-feira. Entretanto, fonte oficial do gabinete do presidente da Assembleia da República indicou à agência Lusa que "na passada sexta-feira deu entrada um pedido de levantamento de imunidade de um deputado, tendo esse pedido sido remitido no mesmo dia a 14ª comissão, em cumprimento com o estatuto dos deputados".

O parecer sobre este pedido deverá ser distribuído para ser elaborado na reunião da comissão que está agendada para quarta-feira.

O Ministério Público (MP) tinha indicado que iria pedir o levantamento da imunidade parlamentar no início deste mês, a 10 de janeiro.

Pinto Moreira renunciou ao cargo de vice-presidente da bancada do PSD depois de ver o nome implicado na 'Operação Vórtex', que investiga crimes de corrupção na Câmara de Espinho, da qual foi presidente. Joaquim Pinto Moreira presidia ainda à comissão de revisão constitucional, cargo que também abandonou.

Esta operação resultou na detenção, no início do mês, do então presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis (PS), - que entretanto renunciou ao mandato -, de um funcionário desta e três empresários por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências na Operação Vórtex.

No âmbito desta operação, a residência de Joaquim Pinto Moreira, ex-presidente da Câmara Municipal de Espinho entre 2009 e 2021, também foi alvo de buscas e o seu computador e telemóvel foram apreendidos.

Joaquim José Pinto Moreira foi eleito deputado pela primeira vez nas legislativas de 2022, tendo chegado a vice-presidente da bancada social-democrata na direção de Joaquim Miranda Sarmento, já depois de Luís Montenegro assumir a presidência do PSD.

O deputado já afirmou várias vezes estar disponível para o levantamento imediato da imunidade parlamentar, se tal for solicitado.

[Notícia atualizada às 12h22]

Leia Também: "Nego categoricamente que tenha recebido o que quer que seja"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório