Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Chega. Resultados retiram margem a "oposição [interna] consistente"

O presidente do Chega, André Ventura, considerou esta sexta-feira que os resultados alcançados pela atual direção retiram margem de manobra a qualquer oposição interna, desvalorizando a anunciada desfiliação do dirigente Nuno Afonso.

Chega. Resultados retiram margem a "oposição [interna] consistente"
Notícias ao Minuto

00:00 - 28/01/23 por Lusa

Política Chega/Convenção

"Como é que poderia haver uma oposição consistente", internamente, num partido que passou de um deputado para terceira força política e já conta com 15% nas sondagens, questionou André Ventura, à chegada ao centro de exposições de Santarém, onde decorrer até domingo a V Convenção Nacional do Chega.

Perante a insistência dos jornalistas, que o questionaram sobre as semelhanças com o PCP, em que há também apenas um candidato a secretário-geral, Ventura desabafou: "Não podem pedir ao Chega mais democracia interna".

Lembrando as eleições de delegados em todos os distritos, em que "quem quisesse podia ter-se candidato", o líder do Chega tentou pôr um ponto final à questão: "A verdade é que a oposição [interna] não tem força nenhuma e por isso não aparece a jogo".

Para Ventura, "99% do partido está contente com o rumo" que o Chega tem seguido e, por isso, seria "um absurdo querer mudar de liderança".

"Querem o quê? Que os vá buscar a casa?", contra-atacou o líder e recandidato do Chega, numa referência ao opositores que criticam mas não aparecem nas reuniões magnas para lhe disputar a liderança.

Sobre a anunciada desfiliação de Nuno Afonso, que chegou a admitir disputar a liderança, embora nunca concretizando a intenção, Ventura comentou: "As pessoas são livres de sair".

A V Convenção Nacional do Chega decorre entre hoje e domingo em Santarém para eleição do presidente e dos órgãos nacionais.

A reunião magna - a primeira desde que o Chega se tornou a terceira força política no parlamento, com a eleição de 12 deputados - foi marcada na sequência do chumbo dos estatutos pelo Tribunal Constitucional mas o partido decidiu não fazer mais alterações e voltar a adotar os estatutos originais, de 2019.

Leia Também: Ventura quer Chega a "liderar a oposição" já nas próximas legislativas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório