Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PAN/Açores questiona atrasos na análise de candidaturas ao Solenerge

O PAN/Açores alertou hoje que "apenas" 0,3% das propostas da iniciativa Solenerge, que contempla incentivos financeiros para a aquisição de sistemas solares fotovoltaicos na região, estão aprovadas, questionando os motivos dos atrasos na análise das candidaturas.

PAN/Açores questiona atrasos na análise de candidaturas ao Solenerge
Notícias ao Minuto

11:43 - 27/01/23 por Lusa

Política Açores

Em requerimento entregue hoje na Assembleia Legislativa Regional, o PAN/Açores aponta que, através da consulta pública dos dados referente à execução do Solenerge, "é possível verificar que num universo de 1.364 candidaturas, 90,8% são tidas como submetidas, mas apenas 0,3% estão aprovadas e obtiveram andamento".

"Confirma-se que 3,9% apresentam-se em situação de contratadas e uma percentagem residual de 0,2% das candidaturas foram pagas", adianta o PAN/Açores em nota de imprensa.

De acordo com o PAN/Açores, "fazendo fé na realidade nos dados apresentados, foram executados cerca de 4,4% dos 19 milhões reservados para o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que têm o fim de 2025 como limite de execução total".

O partido acrescenta ainda que, dos 4.969.425 milhões de euros orçamentados para o ano de 2022, "apenas foi aplicado um valor de cerca de 709 mil euros na aprovação de candidaturas".

O PAN/Açores questiona, assim, o motivo para os atrasos na análise das candidaturas.

Segundo aquela força política, o "atraso na análise das candidaturas submetidas, aliada à taxa de desistências e à fraca participação de IPSS [Instituições Particulares de Solidariedade Social], assim como, à reduzida adesão ao programa em ilhas como Pico, Corvo, Flores e Santa Maria, suscita questões" que devem ser respondidas relativamente "à atuação do Governo Regional perante os dados conhecidos sobre a aplicabilidade e desempenho do programa".

Leia Também: Açores. Anafre avisa para desequilíbrios na distribuição do IVA turístico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório