Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Contratos da CML com Joaquim Morão devem ser investigados, pede Bloco

"Identificar a eventual necessidade de alterar regras e procedimentos" é o objetivo da comissão de inquérito que o Bloco de Esquerda quer ver criada, incidindo sobre os contratos da autarquia lisboeta com Joaquim Morão.

Contratos da CML com Joaquim Morão devem ser investigados, pede Bloco
Notícias ao Minuto

22:24 - 26/01/23 por Notícias ao Minuto

Política Lisboa

No seguimento das buscas da Polícia Judiciária (PJ) à Câmara Municipal de Lisboa, e da consequente constituição de arguidos, o Bloco de Esquerda anunciou, esta quinta-feira, que vai apresentar na Assembleia Municipal de Lisboa a proposta de uma comissão de inquérito ao caso dos contratos do histórico socialista e ex-autarca de Castelo Branco Joaquim Morão com a autarquia lisboeta.

O partido acredita que “compete à Assembleia Municipal de Lisboa fazer aquilo para que é eleita, que é fiscalizar, e não ficar de braços cruzados perante dados que, no nosso entender, são bastante graves”, disse o deputado municipal do Bloco em Lisboa, Vasco Barata, à TVI.

É preciso deixar “ao Ministério Público o seu trabalho de investigação judicial”, admite o Bloco, não descurando a necessidade de “tirar conclusões políticas” sobre o processo, bem como de “retirar ilações para o futuro porque se há coisa em que todos podemos concordar é que as políticas de urbanismo não só em Lisboa mas em todo o país são bastante opacas e dadas a este tipo de negócios”.

A TVI/CNN Portugal avançou que a PJ tinha realizado buscas na Câmara Municipal de Lisboa por "suspeitas de corrupção, participação económica em negócio e falsificação" relacionadas com uma nomeação para "prestação de serviços que foi assinada em 2015" pelo então presidente da autarquia, Fernando Medina (PS), atual ministro das Finanças.

Tratava-se, foi mais tarde revelado pelo jornal Público, da contratação, entre 2015 e 2016, de serviços de consultadoria do ex-presidente dos municípios de Idanha-a-Nova e Castelo Branco Joaquim Morão, para apoio na gestão de projetos e obras municipais em Lisboa.

Leia Também: Joaquim Morão? "Desconheço a existência de qualquer investigação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório