Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Dois terços dos portugueses acreditam que PSD não está pronto a governar

Sondagem revela ainda que Presidente da República perdeu popularidade, apesar de continuar com 'saldo' positivo.

Dois terços dos portugueses acreditam que PSD não está pronto a governar
Notícias ao Minuto

09:31 - 20/01/23 por Notícias ao Minuto

Política Sondagem

Mais de metade dos inquiridos do barómetro político da Aximage para o DN, JN e TSF, divulgado esta sexta-feira, acredita que o PSD não está pronto para governar.

De acordo com os dados, quase dois terços dos inquiridos (63%) defendem que o PSD não está preparado para liderar o Executivo, incluindo a pluralidade dos eleitores sociais-democratas (44%).

A mesma sondagem revela que a popularidade do Presidente da República atingiu, este mês, o ponto mais baixo de sempre. 

Apesar disso, Marcelo Rebelo de Sousa ainda está com 'saldo' positivo. Segundo o DN, os 64% de avaliações positivas de há um ano transformaram-se atualmente em 45%. Já a proporção de eleitores descontentes com o Chefe de Estado passou de 15%, em abril de 2022, para 35%.

Outra das questões lançadas no barómetro político da Aximage é sobre a possibilidade de haver eleições antecipadas, perante a crise que abanou o Governo nos últimos dois meses. 58% dos inquiridos assume concordar com a recusa do Presidente da República em convocar legislativas, três vezes mais do que os que discordam (18%).

A sondagem revela ainda que há um novo recorde de inquiridos que pede ao Presidente da República para ser mais exigente com o Governo: 76%. Contudo, recorde-se que, em setembro, já eram 74% e, na generalidade dos barómetros, o valor é sempre próximo ou superior a 70%.

Leia Também: PSD: Costa "não tem bom senso" se não aplicar questionário ao Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório