Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

É esperada abstenção histórica nas eleições europeias

As próximas eleições europeias de 25 de maio deverão registar uma abstenção histórica, dada a insatisfação dos portugueses com a democracia e com a União Europeia. É este o entender dos politólogos ouvidos pelo Diário de Notícias.

É esperada abstenção histórica nas eleições europeias
Notícias ao Minuto

08:05 - 10/05/14 por Notícias Ao Minuto

Política 25 de maio

Os resultados do último Eurobarómetro são claros: Portugal é o país da União Europeia mais pessimista em relação à democracia, com uma percentagem de insatisfação que chega aos 85%. Além disso, o número de cidadãos contentes com a União Europeia é hoje mais baixo.

Este descontentamento generalizado deverá fazer com que as próximas eleições para o Parlamento Europeu registem uma abstenção histórica, maior ainda à registada no último sufrágio, em que menos de quatro em cada 10 portugueses foram a votos. Pelo menos é esta a previsão dos politólogos ouvidos pelo Diário de Notícias.

Na opinião de Maltez, a “partidocracia” instituída e a pouca abertura dos partidos à participação da sociedade são os responsáveis pela fraca participação dos portugueses nas eleições.

Além disso, o politólogo entende que “uma derrota muito expressiva do PSD terá de levar a uma tomada de atitude por parte do Presidente da República”, que passará por avançar com a dissolução do Governo.

Maria Costa Lobo não vai tão longe e entende apenas que “estas eleições servem sobretudo para consolidar ou enfraquecer a figura de António José Seguro na liderança do PS”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório