"É uma brincadeira de mau gosto. O primeiro-ministro deve estar a rir-se"

Manuela Ferreira Leite, antiga líder do Partido Social Democrata criticou o mecanismo de verificação prévia para nomeados a cargos de ministro ou secretário de Estado.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
13/01/2023 11:00 ‧ 13/01/2023 por Notícias ao Minuto

Política

Mecanismo

Manuela Ferreira Leite, antiga líder do Partido Social Democrata (PSD), considerou que o questionário de verificação prévia que os nomeados para cargos de ministro ou secretário de Estado vão ter de preencher é "uma brincadeira de mau gosto".

"Acho que, a esta hora, o primeiro-ministro se deve estar a rir de nós todos, porque é, efetivamente, algo de inimaginável que precise de uma cábula, de algum papel onde estão escritas as perguntas que devem ser feitas a qualquer pessoa que venha trabalhar connosco", disse a antiga dirigente social-democrata, na noite de quinta-feira, na CNN Portugal.

"Eu, quando vou ao supermercado, tenho também uma certa preocupação em escrever num papel o que me falta em casa. E ele faz outro tanto. E ainda nós só conhecemos os capítulos, porque quando conhecermos o pormenor, provavelmente dá um bom programa para o Ricardo Araújo Pereira", ironizou Ferreira Leite.

A antiga ministra de Estado e das Finanças argumentou, ainda, em tom irónico, que esta lista deveria também incluir "aspetos de natureza psicológica, ou seja, se costuma dormir bem, se tem ataques de nervos... ou sobre o currículo que tem, em que faculdade se formou".

"Quando se diz que isto faz aumentar a confiança no Governo e nos políticos, eu acho que é exatamente o contrário. Se eu fosse ministra e estivesse no conselho de Ministros [que decidiu sobre este questionário], teria saído de lá humilhada", concluiu Ferreira Leite.

Leia Também: Novos governantes? Eis as 36 questões (em 5 áreas) a que responderão

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas