Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Bloco fala em "ridícula encenação" sobre questionário para governantes

O BE considerou hoje "ridícula toda a encenação" sobre o questionário para avaliação de eventuais membros do Governo, defendendo que "todos os casos que aconteceram têm um responsável" que é o primeiro-ministro, António Costa.

Bloco fala em "ridícula encenação" sobre questionário para governantes
Notícias ao Minuto

19:20 - 12/01/23 por Lusa

Política Pedro Filipe Soares

"Sobre este questionário aos eventuais membros do Governo, devo dizer que no mínimo - e para não ser demasiado cáustico para com o Governo - é ridícula toda esta encenação", criticou o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, em declarações aos jornalistas após ter sido conhecido o novo mecanismo de escrutínio aprovado pelo Governo.

Para o dirigente do BE, está a ser feita "tanta coisa para se demonstrar o óbvio", ou seja, que "a responsabilidade de indicar pessoas para o Governo é do senhor primeiro-ministro, qualquer mecanismo que possa existir é da responsabilidade do senhor primeiro-ministro e qualquer consequência de uma indicação errada para o Governo é do senhor primeiro-ministro".

"Todos os casos que aconteceram têm um responsável e esse responsável é António Costa e não é este novo mecanismo, que mais serve para desviar as atenções do que outra coisa, que retira esta responsabilidade", criticou.

Na análise de Pedro Filipe Soares, "este questionário é como o melhoral: não faz bem nem faz mal".

Já sobre a decisão hoje conhecida da antiga secretária de Estado do Turismo Rita Marques de não aceitar o convite para trabalhar na empresa The Fladgate Partnership, o dirigente bloquista defendeu que a antiga governante "veio reconhecer publicamente aquilo que era inevitável".

"Seria inevitável este desfecho, mas o que é inevitável é que o Governo dê consequência à palavra do senhor primeiro-ministro ontem ao Bloco de Esquerda que garantiu que ia reavaliar o despacho", apelou.

Para Pedro Filipe Soares, "essa investigação deve existir, deve ser transparente e deve ser dado conta dela ao país".

"E os fundos comunitários, os fundos públicos que foram atribuídos a esse grupo económico ao longo do mandato de Rita Marques também deve ser investigados e toda a transparência deve ser devida ao país", enfatizou.

O Conselho de Ministros aprovou hoje a resolução que estabelece um questionário de verificação prévia à propositura de membros do Governo ao Presidente da República, anunciou hoje a ministra da Presidência.

Esta resolução foi anunciada por Mariana Vieira da Silva no final da reunião do Conselho de Ministros, adiantando que este questionário deve ser preenchido "pelas personalidades convidadas pelo primeiro-ministro" para integrarem o Governo.

A existência de um mecanismo de escrutínio prévio relativa a governantes foi lançada por António Costa na passada quinta-feira, durante o debate da moção de censura ao Governo apresentada pela Iniciativa Liberal e na sequência das demissões das secretárias de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, e da Agricultura, Carla Alves.

[Notícia atualizada às 19h46]

Leia Também: IL manifesta "abertura" para trabalhar diplomas sobre portagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório