Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Profissionais da Cultura "precisavam de mais consideração deste Governo"

Catarina Martins pediu ao Governo um esclarecimento sobre o financiamento atribuído às estruturas culturais.

Profissionais da Cultura "precisavam de mais consideração deste Governo"
Notícias ao Minuto

08:42 - 12/01/23 por Notícias ao Minuto

Política Catarina Martins

Esta quarta-feira, enquanto no interior da Assembleia da República (AR) decorria o debate bimestral sobre política em geral, no exterior realizava-se uma manifestação de profissionais da área da Cultura que exigem ao Governo o financiamento prometido.

O protesto foi notado pela líder do Bloco de Esquerda (BE) durante o debate, levando Catarina Martins a pedir ao Executivo que fizesse alguns esclarecimentos.

"Converse com as estruturas de Cultura que ficaram de fora porque julgo que há um erro na intervenção que fez que era bom que se soubesse que não é assim e que ficasse clarificado. Na verdade, quando falamos, por exemplo, na dança, na companhia Clara Andermatt, ou no teatro, da Trupe ou da Barraca, estes não foram excluídos pelos júris, foram considerados pelos júris projetos que deviam ter apoio, mas que não tiveram apoio porque faltou verba", começou por dizer a deputada bloquista.

Além disso, segundo Catarina Martins, "também não é verdade" que todos os projetos que deviam ser apoiados o foram.

"Há modalidades em que era suposto serem apoiadas cinco estruturas e só foram apoiadas três. Houve alteração das regras do concurso a meio do jogo quando se decidiu que uns concursos quadrienais iam ter mais peso que os bienais", atirou.

Perante isto, a líder do BE acha que é "preciso conversar com as pessoas, porque seguramente o acesso à cultura e à arte e também os postos de trabalho de quem faz o tecido artístico profissional em Portugal precisavam de mais consideração deste Governo".

Sobre o mesmo assunto, no Twitter, Catarina Martins acrescentou que apesar de o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, e o primeiro-ministro, António Costa, "repetirem que está tudo bem, não está".

"Ouçam. Ouçam quem passou pandemia, desinvestimento e tudo o mais e continua a assegurar o acesso à cultura em Portugal", concluiu.

Leia Também: DGArtes. Face a críticas, Costa dá conta de "aumento extraordinário"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório