Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 24º

Nova Sec. de Estado da Agricultura tem contas arrestadas. Deve falar hoje

A secretária de Estado da Agricultura, empossada na quarta-feira, terá várias contas arrestadas, no âmbito de uma investigação ao marido. São esperados esclarecimentos ainda esta quinta-feira.

Nova Sec. de Estado da Agricultura tem contas arrestadas. Deve falar hoje
Notícias ao Minuto

12:31 - 05/01/23 por José Miguel Pires

Política Agricultura

Carla Alves Pereira, a nova secretária de Estado da Agricultura e da Alimentação, terá várias contas bancárias arrestadas como consequência de uma investigação que visa o seu marido, Américo Pereira, ex-presidente da Câmara de Vinhais. A informação foi avançada na edição desta quinta-feira do Correio da Manhã.

Segundo noticia o jornal, a Polícia Judiciária (PJ) terá conseguido o levantamento do segredo bancário ao  concluir que Carla Alves, então funcionária em instituições públicas, e o marido, declaram mais dinheiro do que aquele que receberam. Isto porque a PJ terá identificado movimentos estranhos nas contas conjuntas do casal desde 2013.

Já conforme revelou o Diário de Notícias, no seguimento da notícia, Carla Alves deverá fazer uma declaração esta tarde. O Notícias ao Minuto procurou confirmar esta informação junto do Ministério da Agricultura e da Alimentação, mas ainda não foi possível obter uma resposta.

A investigação 

Conta o Correio da Manhã que Alves e o marido declararam, em 2015, rendimentos de 135 mil euros, mas nas suas contas entraram 338 mil euros. Em 2017, a história repetiu-se: declararam cerca de 61 mil euros mas nas contas foram depositados 107 mil.

No âmbito da investigação, as contas conjuntas do casal estarão arrestadas então desde março de 2022, pretendendo-se a devolução de um total de cerca de 700 mil euros ao Estado.

O Ministério Público terá pedido o julgamento de Américo Pereira por suspeitas de corrupção e prevaricação.

Carla Alves foi empossada como secretária de Estado da Agricultura na quarta-feira, em substituição de Rui Martinho. Desde 2018 que era diretora regional de Agricultura e Pescas do Norte.

Leia Também: Carla Alves substitui Rui Martins na Agricultura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório