Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

TAP. IL acusa Governo de "desrespeito pelos contribuintes"

A Iniciativa Liberal classificou esta segunda-feira como um "desrespeito pelos contribuintes" haver "alguém no Governo" que recebeu uma indemnização de meio milhão de euros para deixar a TAP, como a secretária de Estado do Tesouro.

TAP. IL acusa Governo de "desrespeito pelos contribuintes"
Notícias ao Minuto

17:32 - 26/12/22 por Lusa

Política TAP

"Ter alguém no Governo, perante uma situação com estes contornos, em especial no âmbito do Ministério das Finanças, é um desrespeito pelos contribuintes", refere a IL, numa posição escrita enviada à comunicação social sobre a polémica envolvendo a atual secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, e a companhia aérea.

O Correio da Manhã noticiou na edição de sábado que a nova secretária de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, recebeu uma indemnização no valor de 500 mil euros por sair antecipadamente do cargo de administradora executiva da companhia aérea portuguesa, quando ainda tinha de cumprir funções durante dois anos.

"Para a Iniciativa Liberal é fundamental clarificar se a secretária de Estado do Tesouro se demitiu ou foi demitida da TAP", começa por referir o partido.

Para a IL, "caso Alexandra Reis tenha saído da TAP por sua iniciativa e, ainda assim, recebeu uma indemnização milionária de uma empresa em que os contribuintes gastaram 3,2 mil milhões de euros, o caso é inaceitável política e moralmente".

"Se foi demitida, urge saber os motivos subjacentes. Se tudo se deveu a uma questão de incompetência, por que razão foi depois para a NAV e para o Governo?", questiona o partido.

Por outro lado, considera a IL, "se se tratou de incompatibilidade com a CEO da TAP, o cenário não melhora".

"Uma CEO com autoridade não resolve um tema de incompatibilidade com uma administradora por parte do Estado com dinheiro. Deveria, isso, sim, articular-se com o ministro da tutela, Pedro Nuno Santos, para encontrarem uma solução que não onerasse mais uma empresa de que todos os portugueses são credores", defende o partido.

A IL sublinha que foi o ministro das Infraestruturas e Habitação quem "escolheu a CEO da TAP e Alexandra Reis para administradora".

"Se há incompatibilidade entre ambas, caber-lhe-ia resolver o problema, sem mais sobrecarga para quem já custeia esta gestão política e financeira desastrosa: todos os portugueses", defende o partido.

Hoje à tarde, em comunicado, os ministros das Finanças e das Infraestruturas e Habitação anunciaram que pediram à administração da TAP "informações sobre o enquadramento jurídico do acordo" celebrado com a secretária de Estado Alexandra Reis, incluindo acerca da indemnização paga.

Alexandra Reis tomou posse como secretária de Estado do Tesouro na última remodelação do Governo. Ingressou na TAP em setembro de 2017 e três anos depois foi nomeada administradora da companhia aérea.

A agora governante renunciou ao cargo em fevereiro e, em junho, foi nomeada pelo Governo para a presidência da Navegação Aérea de Portugal (NAV).

Leia Também: BE quer ouvir ministros, Alexandra Reis e presidente da TAP com urgência

Recomendados para si

;
Campo obrigatório