Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Eutanásia. PSD diz que Santos Silva não conseguiu "despir camisola do PS"

O PSD acusou, esta sexta-feira, o presidente da Assembleia da República de não ter agido de forma imparcial e com rapidez quanto ao projeto de referendo sobre eutanásia, dizendo que Santos Silva "parece não ter conseguido despir a camisola do PS".

Eutanásia. PSD diz que Santos Silva não conseguiu "despir camisola do PS"
Notícias ao Minuto

11:00 - 09/12/22 por Lusa

Política Eutanásia

Na resposta, o presidente do Parlamento rejeitou as "considerações excessivas" da bancada do PSD e assegurou que agiu com "a máxima diligência" em todo o processo.

"Quanto à altura que o seu partido escolheu para usar este seu direito é uma decisão do seu partido", acrescentou Santos Silva.

O incidente parlamentar aconteceu depois de ser anunciada no início da sessão plenária a decisão do presidente da Assembleia - já conhecida desde quarta-feira - de não admissão do projeto de resolução do PSD, que pedia um referendo sobre a despenalização da eutanásia, e que deu entrada no Parlamento na segunda-feira.

O PSD já anunciou recurso para plenário da decisão de Santos Silva e o vice-presidente da bancada social-democrata Joaquim Pinto Moreira lamentou que esse recurso não pudesse ser debatido já esta sexta-feira, antes da votação final global do texto de substituição da eutanásia.

Num tom tenso e em que Santos Silva, por várias vezes, pediu licença para interromper Pinto Moreira -- sem sucesso -- o debate prolongou-se por quase meia hora, entre aplausos do PSD e protestos do PS, culminando com um "conselho de lealdade institucional" do deputado socialista Pedro Delgado Alves à bancada do PSD.

"Quando se está num buraco pare-se de cavar", aconselhou o 'vice' da bancada socialista.

Leia Também: Eutanásia. Caso "conquiste maioria", Passos quer que PSD garanta reversão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório