Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

PCP/Évora. Candidatura a Capital da Cultura de "enorme qualidade"

O PCP no distrito de Évora saudou esta quarta-feira a escolha de Évora como Capital Europeia da Cultura (CEC) em 2027 e destacou a "enorme qualidade e diferenciação da candidatura", que respeita a história com "olhos no futuro".

PCP/Évora. Candidatura a Capital da Cultura de "enorme qualidade"
Notícias ao Minuto

21:21 - 07/12/22 por Lusa

Política Capital Europeia da Cultura

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Direção da Organização Regional de Évora (DOREV) do PCP felicitou "a vitória de Évora a Capital Europeia da Cultura" e, graças a isso, de toda a região e dos alentejanos.

A DOREV do PCP "destaca a enorme qualidade e diferenciação desta candidatura, a sua originalidade, ligação profunda às raízes, à história e à vida, respeitando a história sempre com os olhos postos no futuro", pode ler-se no comunicado.

"Valorizamos o processo, destacamos o trabalho da Comissão Executiva, da Equipa de Missão e particularmente da Câmara Municipal de Évora na condução deste processo", acrescentaram os comunistas.

Segundo a estrutura distrital do PCP, a candidatura de Évora a CEC 2027 foi igualmente alvo de um "apoio crescente no concelho e na região", beneficiando "da adesão de instituições e das mais diversas expressões culturais, assim como de organizações internacionais".

"Este importante projeto estruturante para o desenvolvimento de Évora e do Alentejo não está desligado da visão que a cultura deve assumir para o desenvolvimento e crescimento humano e da sociedade enquanto pilar da democracia", argumentou a DOREV.

Évora será Capital Europeia da Cultura em 2027, juntamente com Liepaja, na Letónia, foi esta quarta-feira anunciado, numa conferência de imprensa em Lisboa, no Centro Cultural de Belém (CCB).

Com o conceito do "vagar", expressão tipicamente alentejana, a candidatura da cidade alentejana foi a vencedora de um lote de quatro finalistas, do qual também faziam parte Aveiro, Braga e Ponta Delgada.

Évora terá uma dotação financeira de 29 milhões de euros, dos quais 15 milhões serão de financiamento nacional, 10 milhões de fundos europeus, através do Programa Operacional do Alentejo, e quatro milhões do Turismo de Portugal, sujeitos a candidatura, explicou o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva.

A candidatura a CEC foi promovida pela Comissão Executiva Évora 2027, liderada pela Câmara de Évora.

Esta comissão executiva é ainda constituída pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, Universidade de Évora, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, Turismo do Alentejo -- ERT, Fundação Eugénio de Almeida e Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.

A candidatura tem também o apoio das quatro comunidades intermunicipais do Alentejo, que representam os 47 municípios da região.

Leia Também: Évora vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027

Recomendados para si

;
Campo obrigatório