Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Compra de gás ao Qatar? "A solidariedade é uma coisa muito bonita"

O comunista António Filipe criticou que a Alemanha tenha chegado a acordo com o Qatar para a compra de gás ao mesmo tempo que "desafia" as autoridades daquele país com protestos durante o Mundial'2022.

Compra de gás ao Qatar? "A solidariedade é uma coisa muito bonita"
Notícias ao Minuto

11:08 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Política PCP

O antigo deputado do PCP António Filipe criticou, na terça-feira, a posição controversa da Alemanha face ao Qatar, país anfitrião do Mundial'2022 que está no centro da polémica. 

O comentário surge na sequência do anúncio de que o Qatar vai fornecer gás natural liquefeito à Alemanha a partir de 2026, num acordo de 15 anos assinado esta terça-feira, numa altura em que Berlim procura substituir o fornecimento de gás russo.

"O Ministro da Economia da Alemanha celebrou com as autoridades do Qatar um contrato bilionário para compra de gás, mas a Ministra do Interior da Alemanha desafiou as autoridades do Qatar exibindo uma braçadeira LGBT num jogo de futebol", escreveu o comunista no twitter.

"A solidariedade é uma coisa muito bonita", ironizou.

João Ferreira, vereador da Câmara Municipal de Lisboa pelo PCP, partilhou o 'tweet', ironizando também: "E, de repente, o Qatar é aqui, numa conduta de gás perto de si".

O PCP, que tem assumido uma posição crítica quanto aos abusos de direitos humanos cometidos com alegada conivência das autoridades do Qatar contra trabalhadores emigrantes durante a construção dos estádios e outras infraestruturas, recusou contudo o boicote à participação da seleção portuguesa na competição.

Recorde-se que o partido votou a favor da deslocação do Presidente da República ao país, para assistir à estreia da seleção no Mundial, mas sublinhou, na altura, que "condena a inaceitável exploração dos trabalhadores no Qatar sujeitos a condições intoleráveis, desumanas e onde os seus direitos não são respeitados, assim como não são respeitados os direitos em geral".

Leia Também: EUA anunciam venda de armas ao Qatar durante o intervalo do jogo EUA-Irão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório