Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

PCP quer ouvir na AR organizações ligadas ao sistema prisional

O PCP requereu hoje a audição da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e de outras associações e estruturas sindicais por causa do "subfinanciamento, degradação de infraestruturas e desvalorização das carreiras" dos profissionais daquela área.

PCP quer ouvir na AR organizações ligadas ao sistema prisional
Notícias ao Minuto

11:56 - 29/11/22 por Lusa

Política Assembleia da República

De acordo com requerimento, entregue hoje na Assembleia da República, a bancada comunista pediu a audição na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias da DGRSP, da Associação de Diretores e Adjuntos de Estabelecimentos Prisionais, Sindicato Nacional Corpo Guarda Prisional, assim com o Sindicato dos Técnicos de Reinserção e Serviços Prisionais.

O PCP sustentou que o programa de reinserção assenta "numa perspetiva humanista e ressocializadora" e está ancorada "na crença na capacidade de mudança" das pessoas, pelo que tem de "estar adequada a estes objetivos".

"Sucede, no entanto, que a prolongada penúria a que têm sido votados os serviços prisionais e de reinserção social fazem perigar a implementação e eficácia desta visão. Resultado de anos de subfinanciamento, degradação de infraestruturas e desvalorização das carreiras dos profissionais afetos", completou a bancada liderada por Paula Santos.

Na ótica do partido acumulam-se há anos "problemas graves" -- que foram inclusive "sinalizados em diversos relatórios internacionais", apesar de o PCP não referir quais --, "assim como uma enorme e incomportável insatisfação dos diversos profissionais que tem sido transmitida pelas suas associações representativas".

O requerimento para audição de todas estas entidades tem como objetivo apresentar uma no parlamento uma "visão global da situação" e que leve à resolução dos problemas identificados.

Leia Também: PCP apela à mobilização nas ruas para direitos que "não caem no colo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório