Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

João Moura reeleito presidente da distrital de Santarém do PSD

A distrital de Santarém do PSD continuará a ser liderada, nos próximos dois anos, por João Moura, reeleito hoje com 75% dos votos (766), tendo 23,5% (240) dos militantes votado no seu opositor, Jorge Gaspar.

João Moura reeleito presidente da distrital de Santarém do PSD
Notícias ao Minuto

23:12 - 26/11/22 por Lusa

Política PSD

Com um total de 1.039 votantes, num universo de 1.456 militantes capacitados para votar no distrito de Santarém, a Lista A, liderada pelo deputado e presidente da Assembleia Municipal de Ourém, João Moura, venceu também a eleição para a Mesa da Assembleia Distrital, com 763 votos contra 247, reelegendo a também deputada e presidente da Assembleia Municipal de Rio Maior, Isaura Morais.

A Lista A saiu igualmente vitoriosa na eleição do conselho de jurisdição (742 contra 259 votos) e no de auditoria (751 contra 217), segundo os dados divulgados pela Mesa da Assembleia Distrital.

Jorge Gaspar disse à Lusa que mantém a intenção de analisar um eventual pedido de impugnação do ato eleitoral, após a divulgação dos resultados oficiais, não porque conteste a sua derrota, mas pelo facto de, durante a tarde de hoje, terem sido enviados SMS em nome do PSD a apelar ao voto dos militantes na Lista A.

Essa ocorrência ficou registada na Ata de Apuramento dos resultados, afirmando Jorge Gaspar tratar-se de uma situação "condenável" e que "não é normal".

"Não foi por isso que perdemos", declarou, salientando que a sua candidatura pondera impugnar o ato eleitoral porque visou precisamente bater-se por "maior transparência, democracia interna" e por "não haver opacidade".

João Moura quer, neste mandato, continuar a "tentar potenciar o que a região tem de melhor", aproveitando a sua "enorme potencialidade" e contrariando a divergência que o distrito tem vindo a revelar em relação ao resto do país.

"A proximidade a Lisboa tem de deixar de ser uma ameaça e passar a ser uma oportunidade", disse, salientando o lema da sua candidatura "Afirmar a região".

Por outro lado, afirmou querer prosseguir o trabalho político que permitiu a conquista de mais autarquias em 2021, iniciando a preparação para o ciclo político autárquico de 2025.

Leia Também: Novo líder do PSD/Évora quer reforçar partido para ser "maioritário"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório