Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

PS contra isenção de IMT. PSD acusa-o de "expulsar jovens de Lisboa"

Em causa está o facto de o PS na Câmara Municipal de Lisboa ter anunciado que vai votar contra uma proposta do presidente social-democrata, Carlos Moedas, que previa a isenção de IMT a jovens até 35 anos para aquisição de habitação própria.

PS contra isenção de IMT. PSD acusa-o de "expulsar jovens de Lisboa"
Notícias ao Minuto

17:47 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Lisboa

O PSD Lisboa acusou, esta sexta-feira, o Partido Socialista de “expulsar jovens de Lisboa”. Em causa está o facto de o partido na Câmara Municipal de Lisboa ter anunciado que vai votar contra uma proposta do presidente social-democrata, Carlos Moedas, que previa a isenção de IMT a jovens até 35 anos para aquisição de habitação própria.

Num comunicado, enviado às redações, o PSD acusa o partido da oposição de “atrasar e bloquear” a governação de Carlos Moedas e de agora se preparar para “impedir a isenção do IMT para jovens até aos 35 anos”. 

“Permitir que jovens possam ser ajudados na concretização do sonho da casa própria, para a Oposição é um ‘luxo’. A isenção do IMT não implica não continuar a investir nos programas de renda acessível. Isso é pura demagogia de esquerda e, mais uma vez, a arrogância de quem não reconhece aos jovens a capacidade de tomarem as suas decisões e escolherem o caminho que querem percorrer”, lê-se na nota.

Na ótica do PSD, a votação contra é “mais um sinal da vontade em não permitir que Carlos Moedas concretize o programa eleitoral com que foi eleito”.

O PS na Câmara de Lisboa anunciou hoje que vai votar contra a isenção de IMT a jovens até 35 anos para aquisição de habitação própria e irá propor, em alternativa, a criação do Subsídio de Arrendamento Jovem.

"A isenção de IMT é a política errada para um problema real, a dificuldade em encontrar casas a preços acessíveis em Lisboa. É o momento errado, porque centra a resposta pública no crédito à habitação quando os juros estão e estarão cada vez mais altos. É socialmente injusta, porque beneficia a pequeníssima minoria de jovens que tem 25 mil euros para a entrada inicial exigida pelos bancos. É uma medida sem alcance e ambição", afirmou a vereação do PS na Câmara Municipal de Lisboa, em comunicado.

Em causa está a isenção de Imposto Municipal sobre a Transmissão Onerosa de Imóveis (IMT) a jovens até 35 anos para aquisição de habitação própria, no valor máximo de 250 mil euros, correspondendo a um benefício máximo de 8.322 euros, medida com um orçamento total previsto de 4,5 milhões de euros para 2023, segundo proposta apresentada pela liderança PSD/CDS-PP, que governa sem maioria absoluta.

Os socialistas indicam, de acordo com os números de aquisição de imóveis de habitação na capital, que "apenas 500 jovens compraram casas até 250 mil euros", pelo que a isenção defendida pelo presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas (PSD), representa "menos de 2% do valor arrecadado em IMT pela câmara".

Leia Também: Metro de Lisboa diz que acordo com sindicatos permite estabilidade social

Recomendados para si

;
Campo obrigatório