Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Maratona orçamental termina hoje com aprovação garantida pelo PS

Depois de quatro dias de apreciação de um número recorde de propostas na especialidade, o processo do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023) termina hoje com a votação final global, documento com aprovação garantida devido à maioria absoluta socialista.

Maratona orçamental termina hoje com aprovação garantida pelo PS
Notícias ao Minuto

06:13 - 25/11/22 por Lusa

Política OE2023

Antes do momento da votação final, os partidos com assento parlamentar e o Governo terão a oportunidade de intervir na sessão de encerramento, ficando a cargo do ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, a intervenção pelo executivo, segundo informação adiantada à agência Lusa por fonte oficial.

O dia começará com a discussão e votação das normas que forem avocadas pelos partidos.

O processo orçamental arrancou em 10 de outubro com a entrega pelo Governo da sua proposta, que na votação na generalidade foi aprovada com votos a favor apenas do PS e abstenção dos deputados únicos do PAN e do Livre, merecendo o voto contra dos restantes partidos.

Este ano os partidos bateram o recorde de propostas de alteração apresentadas e desde segunda-feira foram votadas mais de 1.800, tendo a grande maioria das medidas sugeridas pela oposição acabado por ser chumbada pelo PS.

Os 'campeões' das medidas viabilizadas foram o Livre e o PAN -- juntos conseguiram cerca de meia centena -, os únicos que mantiveram negociações com o Governo.

Já o PSD, a IL, o PCP e o BE conseguiram, no total, luz verde para menos de 20 alterações, tendo o Chega sido o único que ficou a zeros.

O conjunto de alterações terá um impacto orçamental pouco significativo, ao contrário do que acontecia no período da 'geringonça', em que o PS dependia dos parceiros à esquerda para fazer passar os orçamentos.

Os partidos de oposição criticaram o "rolo compressor" da maioria absoluta do PS, considerando que, ao chumbar grande parte dos contributos da oposição, não sairá da especialidade um orçamento melhor do que a versão inicial.

Esta ideia foi rejeitada pelo executivo, que reiterou a sua abertura negocial e recordou as medidas que foi aprovando.

Leia Também: OE2023. Aprovado aumento da dotação da bilha solidária para 3 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório