Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

OE. Livre consegue uma dúzia de alterações no dia em que passaram 22

Na derradeira maratona de votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2023 (OE2023), o PS subiu para 22 o número de propostas de outros partidos hoje aprovadas, com o Livre a liderar, ao conseguir viabilizar uma dúzia.

OE. Livre consegue uma dúzia de alterações no dia em que passaram 22
Notícias ao Minuto

23:26 - 24/11/22 por Lusa

Política OE2023

Apesar do jogo de Portugal para o mundial de futebol ter coincidido com o calendário da Comissão de Orçamento e Finanças, os trabalhos decorreram sem qualquer perturbação, tendo sido votadas várias das propostas adiadas desde segunda-feira, a maioria a pedido do Livre e pelo PAN.

No final, a balança final pendeu a favor dos deputados únicos Rui Tavares e Inês Sousa Real.

Do lado do Livre, entre as 12 medidas que viu passar hoje, destaca-se a que prevê que o Governo via criar, até ao final do segundo trimestre de 2023, um Passe Ferroviário Nacional para os comboios regionais, no valor de 49 euros ou ainda a proposta que aumenta a majoração do abono para famílias monoparentais dos atuais 35% para 50% até ao 1.º escalão de rendimentos.

Já o PAN conseguiu quatro medidas, entre as quais uma que aumenta em 1,05 milhões de euros a dotação para os centros de recolha animal, num total de 13,2 milhões, bem como, entre outras, a que clarifica que a taxa reduzida do IVA de 6% se aplica na transmissão em direto, por via digital, de espetáculos e eventos de teatros, feiras, parques de diversões, concertos, museus, cinemas ou outros similares culturais.

À exceção da Iniciativa Liberal e do Chega, que viram todas as medidas a votações neste quarto dia de especialidade 'chumbadas', os restantes partidos tiveram 'luz verde' a duas cada um.

O PSD conquistou uma alteração ao orçamento que permite às famílias abater ao IRS parte dos gastos com assinaturas periódicas de jornais e revistas, incluindo as digitais, sendo para isso necessário a respetiva fatura.

Os sociais-democratas viram ainda ser viabilizada uma proposta que alarga o leque de situações para a utilização dos saldos de planos e poupança, como os PPR, na amortização do empréstimo da casa, durante o ano de 2023, e que permite que o resgate possa ser feito sem penalizações fiscais antes de decorridos cinco anos.

Por sua vez, o ex-parceiro de geringonça BE conseguiu passar que o pagamento antecipado de rendas não poderá superar os dois meses -- os bloquistas pretendiam inicialmente que fosse só um mês -, medida que visa combater "os abusos de garantias" que atualmente são pedidas aos inquilinos, a par da revogação do quadro de incentivos fiscais dirigido a fundos de investimento imobiliário.

O outro ex-parceiro à esquerda do executivo PCP conseguiu hoje aprovar uma medida que prolonga de 20 de agosto para 20 de setembro o prazo de entrega da declaração do IVA de junho ou do segundo trimestre.

Igualmente aprovada foi a proposta dos comunistas que garante os meios à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) para informar as empresas sobre legislação que protege vítimas de violência doméstica.

Sem surpresas, o PS viu todas as propostas a votos viabilizadas, graças à maioria absoluta, entre as quais a que prolonga até ao final de 2023 das medidas de contenção dos preços energéticos, via ISP, e agroalimentares, como a isenção do IVA de adubos e fertilizantes ou uma outra que atribui isenção de IRS e IRC aos rendimentos obtidos através de arrendamento estudantil no âmbito de programas municipais.

No total dos primeiros três dias de votações, o PS tinha aprovado 49 propostas dos outros partidos.

Leia Também: OE2023. Centros de recolha animal com mais um milhão de euros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório