Várias figuras políticas portuguesas evocaram, nas últimas horas, a cantora brasileira Gal Costa, uma "deusa" e "uma das maiores vozes da história do Brasil".
O ministro dos Negócios Estrangeiros, José Gomes Cravinho, recorreu ao Twitter para lamentar a notícia da morte da "maravilhosa voz" da cantora brasileira que "faz parte da trilha sonora portuguesa das últimas décadas".
Cravinho garantiu também que "continuaremos a ouvi-la, como sempre".
Que triste notícia que nos chega do Brasil. A maravilhosa voz de Gal Costa faz parte da trilha sonora portuguesa das últimas décadas, quase tanto como da brasileira. Continuaremos a ouvi-la, como sempre. #GalCosta pic.twitter.com/4DW7SCWNS3
— João Cravinho (@JoaoCravinho) November 9, 2022
O líder parlamentar do Bloco de Esquerda, Luís Filipe Soares, caracterizou a cantora como "uma das maiores vozes da história do Brasil", além de "uma revolucionária cultural" e "um coração bom".
"Faz-nos falta, mas continuaremos a caminhar ao som da sua voz", escreveu ainda no Twitter.
Gal Costa é uma das maiores vozes da história do Brasil, uma revolucionária cultural e um coração bom.
— Pedro Filipe Soares (@PedroFgSoares) November 9, 2022
Faz-nos falta, mas continuaremos a caminhar ao som da sua voz
A deputada Mariana Mortágua, também do Bloco de Esquerda, partilhou a música 'Vaca profana', escrita por Caetano Veloso para a cantora Gal Costa. "Sempre Gal", escreveu.
sempre Gal https://t.co/BkVkAf6mVF via @YouTube
— mariana mortágua (@MRMortagua) November 9, 2022
A socialista Isabel Moreira também partilhou um vídeo da cantora: "Até sempre Gal Costa, Deusa", escreveu.
Até sempre , @GalCosta , Deusa. https://t.co/0HumoIz5sr
— Isabel Moreira (@IsabelLMMoreira) November 9, 2022
Gal Costa, uma das maiores vozes da música popular brasileira, morreu na quarta-feira aos 77 anos.
A causa da morte da artista ainda não foi revelada, mas a cantora estava a recuperar de um procedimento cirúrgico e tinha saído dos palcos seguindo recomendações médicas.
Gal Costa era uma das atrações do festival Primavera Sound, que aconteceu em São Paulo no último fim de semana, mas teve a sua participação cancelada à última hora.
A cantora brasileira também tinha na agenda dois concertos em Portugal, inicialmente marcados para novembro, em Lisboa e no Porto, e entretanto adiados para o próximo ano.
Nascida em 26 de setembro de 1945, na cidade de Salvador, Maria das Graças Penna Burgos, que era chamada de Gracinha pelos amigos até adotar o nome artístico Gal Costa, destacou-se ainda muito jovem pela voz de 'cristal' inconfundível.
Leia Também: Caetano Veloso presta tributo a Gal Costa após a partida da artista