Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Vitória de Lula? "Sinto apreensão, porque foi por pouco"

Ana Gomes comentou a vitória de Lula nas eleições para a Presidência do Brasil, apelando à “segurança” do candidato do PT, uma vez que as “reações podem induzir em loucuras”.

Vitória de Lula? "Sinto apreensão, porque foi por pouco"
Notícias ao Minuto

10:27 - 31/10/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Eleições no Brasil

A antiga eurodeputada Ana Gomes comentou a vitória de Lula da Silva nas eleições para a Presidência do Brasil, este domingo, no seu espaço habitual de comentário na SIC Notícias, mostrando-se aliviada com a eleição do candidato do Partido dos Trabalhadores.

Na semana passada, a comentadora já tinha mostrado satisfação com o apoio de António Costa à candidatura de Lula da Silva.

Este domingo, Ana Gomes comentou a vitória de Lula da Silva nas eleições do Brasil, referindo, no entanto, as reações - ou a falta delas - por parte do candidato opositor, Jair Bolsonaro, que, de acordo com a imprensa brasileira, terá ido dormir, por pressão dos assessores, sem fazer o discurso de derrota.

Lula ganhou, ufa! Mas, ao mesmo tempo, não posso deixar de sentir apreensão, porque a vitória foi por pouco (...) Desde já, reforçava a segurança do Lula e do Alexandre de Moraes, o presidente do Supremo Tribunal Federal, porque as reações que já vimos podem muito bem induzir em loucuras. Depois, sem dúvida que, governando, Lula vai ter de usar o máximo das suas capacidades negociais, ele tem muitas, mas tem de usar todas”, afirmou Ana Gomes.

A comentadora ainda comparou esta eleição com o passado, referindo-se à “pujança sinistra” da religião evangélica no país.

“Também me parece que há aqui uma diferença em relação ao passado, que é a pujança, do meu ponto de vista, sinistra da rede evangélica. No Brasil, ela aproveita-se de estar onde o estado não está. É por incapacidade do Estado que a Igreja evangélica tem a importância que tem, designadamente condicionando o voto de muita gente pobre”, opinou.

Recorde-se que Luís Inácio Lula da Silva, foi eleito no domingo presidente brasileiro, com 50,90% dos votos, derrotando Jair Bolsonaro (extrema-direita), que obteve 49,10%, quando estão contadas 99,93% das secções eleitorais.

Lula da Silva, que já cumpriu dois mandatos entre 2003 e 2011, regressa ao Palácio da Alvorada após uma vitória na segunda volta, pela primeira na história democrática recente do Brasil, sobre um chefe de Estado que era recandidato.

Leia Também: Pressionado por assessores, Jair Bolsonaro... foi dormir

Recomendados para si

;
Campo obrigatório