Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

"Dedicou a vida ao serviço público". Santos Silva recorda Álvaro Pedro

Presidente da Assembleia da República fez uma publicação no Twitter onde lembra "com saudade" o primeiro presidente eleito da Câmara Municipal de Alenquer.

"Dedicou a vida ao serviço público". Santos Silva recorda Álvaro Pedro
Notícias ao Minuto

20:43 - 21/10/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Augusto Santos Silva

Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia da República, deixou uma mensagem no Twitter onde recordou "com saudade" Álvaro Pedro, o presidente eleito da Câmara Municipal de Alenquer que morreu esta semana. 

"Álvaro Pedro, primeiro presidente eleito da Câmara Municipal de Alenquer, que dirigiu durante três décadas, dedicou a sua vida ao serviço público. Recordo-o com saudade, endereçando à sua família sentidas condolências", foram as palavras escritas na rede social pela segunda figura do Estado português. 

Recorde-se que o antigo autarca de Alenquer e histórico militante do PS morreu esta quinta-feira, em casa, de doença, aos 83 anos, confirmou à agência Lusa o presidente da comissão política concelhia, João Nicolau.

O também deputado na Assembleia da República disse que Álvaro Pedro, presidente da Câmara Municipal de Alenquer entre 1976 e 2009, "faleceu em casa" por complicações de saúde que tinha há já vários anos.

A Câmara Municipal decretou dois dias de luto municipal pela partida do autarca "empreendedor e homem de convicções fortes".

A carreira de Álvaro Pedro

Álvaro Joaquim Gomes Pedro, nascido em 3 de dezembro de 1938, em Abrigada, integrou a primeira comissão administrativa da Câmara Municipal de Alenquer após o 25 de Abril e foi o primeiro presidente desta câmara municipal a vencer eleições livres, em 1976, tendo sido reeleito até 2009, sempre pelo PS.

Foi membro do Conselho Geral e da Comissão de Infraestruturas, Urbanismo e Ambiente da Associação Nacional de Municípios, presidente da Associação de Municípios do Oeste e administrador da empresa intermunicipal Resioeste.

O autarca começou a sua carreira profissional como operário metalúrgico na Ford Lusitânia, em Azambuja.

Ao longo da sua vida, foi diversas vezes homenageado, tendo recebido em 2015 o Grau de Comendador da Ordem de Mérito pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Leia Também: Morreu o antigo presidente da câmara de Alenquer Álvaro Pedro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório