Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

IL vê otimismo excessivo na previsão do Governo de 1,3% de crescimento

A Iniciativa Liberal (IL) vê "riscos orçamentais" e considera "excessivamente otimistas" as previsões do cenário macroeconómico do Governo para o próximo ano, entre as quais 1,3% de crescimento económico.

IL vê otimismo excessivo na previsão do Governo de 1,3% de crescimento
Notícias ao Minuto

13:50 - 07/10/22 por Lusa

Política OE2023

Esta posição foi transmitida aos jornalistas na Assembleia da República pela deputada da IL Carla Castro, após uma reunião com o ministro das Finanças, Fernando Medina, e com a ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes.

A deputada da IL confirmou que o Governo prevê "1,3% de crescimento" para 2023 e acrescentou: "Nós falámos sobre a necessidade de perceber os riscos orçamentais deste crescimento económico. Tem estado a ser baseado no crescimento do consumo das famílias e nós sabemos que aquilo que é esperado é uma retração, é um desacelerar do consumo das famílias".

Carla Castro referiu que o Banco de Portugal e institutos internacionais anteveem que a situação vai "piorar antes de melhorar" e concluiu: "Portanto, mais uma vez, as expectativas otimistas do Governo. Nós consideramos que é de novo o PS a ser PS".

A deputada da IL apontou como outro dos "riscos orçamentais" para 2023 a execução do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), relatando que nesta reunião o Governo não deu resposta sobre o nível de cumprimento que espera, limitando-se a indicar que "vai haver uma aceleração".

Em matéria fiscal, Carla Castro disse que "as atualizações dos escalões do IRS não vão estar em linha a compensar a inflação quer deste ano nem a do próximo ano" e acusou o Governo de impor assim um "imposto encapotado".

Leia Também: Maioria PS rejeita diplomas da oposição contra precariedade laboral

Recomendados para si

;
Campo obrigatório