Meteorologia

  • 07 DEZEMBRO 2022
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 16º

PSD quer saber número de contratos de crédito à habitação e ao consumo

Grupo parlamentar entregou um requerimento na Assembleia da República, destinado ao Banco de Portugal.

PSD quer saber número de contratos de crédito à habitação e ao consumo
Notícias ao Minuto

10:27 - 06/10/22 por Notícias ao Minuto

Política Crédito à habitação

O grupo parlamentar do PSD entregou um requerimento no Parlamento com o objetivo de saber qual é a realidade em Portugal dos contratos de crédito à habitação e ao consumo.

O documento, destinado ao Banco de Portugal, pede informação sobre o "número de contratos de crédito ao consumo com taxa variável e volume respetivo".

No requerimento, que tem como primeiro subscritor o líder parlamentar, Joaquim Miranda Sarmento, os deputados do PSD sublinham que "na sequência da situação da pandemia e da guerra na Ucrânia, os valores da inflação iniciaram uma trajetória de crescimento mundial".  

Assim, devido "à subida do índice de preços, o Banco Central Europeu tomou a decisão de subir as taxas de juro de referência, decisão esta que tem como consequência a subida das taxas de juro de mercado e, por isso, uma subida dos juros nos contratos de crédito habitação e nos contratos de crédito ao consumo".

Nesse sentido, segundo os sociais-democratas, "importa perceber qual é a realidade em Portugal, apurando-se o número de contratos com taxa de juro indexada à Euribor e o número de contratos com taxa fixa".

Leia Também: Habitação? BE desafia PS a viabilizar iniciativas sobre aumento dos juros

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório