Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Cotrim denuncia "esquadras chinesas" em Portugal. Costa sem conhecimento

"Há indícios que estas esquadras se articulam com a rede do designado departamento frente unida do Partido Comunista Chinês", disse o deputado da Iniciativa Liberal.

Cotrim denuncia "esquadras chinesas" em Portugal. Costa sem conhecimento
Notícias ao Minuto

09:28 - 30/09/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Iniciativa Liberal

No debate sobre política geral que decorreu na quinta-feira na Assembleia da República, o líder da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, denunciou a existência de três "esquadras chinesas" em Portugal. 

Na sua intervenção no Parlamento, o deputado e presidente da Iniciativa Liberal deixou a preocupação ao Governo, dizendo que tinha tomado conhecimento através de um relatório elaborado por uma Organização Não Governamental (ONG) de defesa dos Direitos Humanos - a 'Safeguard Defenders' - de que "há duas municipalidades chinesas, que possivelmente não são as únicas, que instalaram dezenas de esquadras informais de polícia em vários países do mundo para monitorizar, investigar, e repatriar, sob coação, cidadãos de origem chinesa residentes nesses países".

Em Portugal, segundo Cotrim Figueiredo, haverá três: em Lisboa, no Porto e na Madeira"Há indícios que estas esquadras se articulam com a rede do designado departamento frente unida do Partido Comunista Chinês", disse. 

O parlamentar questionou, em seguida, António Costa, sobre se teria conhecimento desta matéria. O primeiro-ministro respondeu que não, sugerindo que o deputado liberal informasse a Procuradoria-Geral da República desses relatos. 

Leia Também: Cavaco acusa Costa e Governo de "imobilismo" que impede reformas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório