Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Eleição de 'vice' da AR? Montenegro "insiste na normalização do Chega"

Presidente do PSD apelou, esta terça-feira, a Augusto Santos Silva para que o presidente da Assembleia da República exerça "o seu magistério de influência parlamentar" de modo a que a AR volte a ter quatro vice-presidentes, elegendo os candidatos do Chega e da Iniciativa Liberal. 

Eleição de 'vice' da AR? Montenegro "insiste na normalização do Chega"
Notícias ao Minuto

10:57 - 27/09/22 por Notícias ao Minuto

Política Luís Montenegro

Depois de o Chega ter tentado (e falhado) pela terceira vez eleger um vice-presidente da Assembleia da República (AR) - com o líder do PSD a recomendar ao grupo parlamentar 'laranja' a viabilização do nome do deputado Rui Paulo Sousa ao cargo - Luís Montenegro apelou, desta feita a Augusto Santos Silva, esta terça-feira, para que use "o seu magistério de influência parlamentar" para que a AR volte a ter quatro vice-presidentes, elegendo os candidatos do Chega e da Iniciativa Liberal.

"Os votos em Democracia valem tanto à Direita como à Esquerda. Espero que esse assunto seja encerrado e o presidente da Assembleia da República use o seu magistério de influência junto dos grupos parlamentares para não termos esta situação anómala de só termos dois 'vices", afirmou.

Desde o início da legislatura apenas os 'vices' do PS e do PSD foram eleitos. A IL tentou apenas uma vez a eleição do seu candidato.

"Quero aproveitar a ocasião, para de forma serena e tranquila, apelar ao senhor Presidente da Assembleia da República para que, olhando para expressão da vontade livre e democrática expressa pelos portugueses nas últimas legislativas, aja em conformidade e use o magistério de influência parlamentar para que todos os 229 colegas da AR possam respeitar as regras democráticas", afirmou.

Esta "insistência" do líder da oposição levou a que Isabel Moreira recorresse ao Twitter para dar a sua opinião. "Depois de pedir aos deputados do PSD que elegessem um vice-presidente da AR de extrema-direita, Montenegro lança apelo ao PAR [Presidente da Assembleia da República] e insiste na normalização do Chega via equivalência absurda", apontou

E acrescentou ainda: "Querem a extrema-direita no poder ? Votem no PSD. Isto não se inventa". 

Leia Também: Normalização da extrema-direita? Montenegro diz que "é anedótico"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório