Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Montenegro não meteu na cabeça que o Chega não é um partido normal"

Deputado socialista Porfírio Silva acusa o líder da oposição de ser ter tornado "advogado do protofascista".

"Montenegro não meteu na cabeça que o Chega não é um partido normal"
Notícias ao Minuto

23:31 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Política Porfírio Silva

O deputado do PS, Porfírio Silva, reagiu esta noite, através de uma publicação no Facebook, às declarações do líder do PSD sobre a eleição de um elemento do Chega para 'vice' na Assembleia da República. 

Após Luís Montenegro ter apelado a Augusto Santos Silva para que usasse "influência parlamentar" para a Assembleia da República ter quatro vice-presidentes, o deputado socialista acusou o líder da oposição de ainda não ter "metido na cabeça" que o partido liderado por André Ventura "não é um partido normal"

"Montenegro, que ainda não meteu na cabeça que o partido do protofascista não é um partido normal, porque é um partido contra o sistema democrático, quer embrulhar todo o Parlamento na sua trapalhada", escreveu o deputado criticando o presidente do PSD por meter "o IL e o partido do protofascista na mesma equivalência".

"E quer que o presidente da Assembleia da República ajude a eleger vice-presidentes da IL e do partido do protofascista para o Parlamento. Como se o presidente da Assembleia da República pudesse votar por nós, os deputados", continua acrescentando que a explicação "é que ele não concorda com o PCP e o BE, mas isso não o impediria de votar em candidatos do PCP e do BE para essas funções".

O deputado afirma que "aí é que está o seu erro". "O PCP e o BE defendem, por vezes, posições políticas com as quais não concordo, mas não defendem para Portugal políticas ignóbeis e aberrantes, como é o caso do partido do protofascista, que defende a castração, penas degradantes, que persegue grupos étnicos, que faz do ódio a sua política", frisa. 

Porfírio afiança ainda que é "triste destino" para o PSD "que se reclamava da direita democrática". 

"Ainda se chama a si próprio social-democrata: Montenegro tornou-se o advogado do protofascista", concluiu. 

Recorde-se que, desde o início da legislatura, apenas os 'vices' do PS e do PSD foram eleitos. A IL tentou apenas uma vez a eleição do seu candidato e o Chega falhou pela terceira vez.

Leia Também: Santos Silva deve usar "influência parlamentar" para AR ter 4 'vices'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório