Meteorologia

  • 08 DEZEMBRO 2022
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 17º

Simões de Melo. Quem é o homem que quer 'destronar' Cotrim Figueiredo?

Simões de Melo assume que a Lista B quer que a IL "cresça na diversidade", de modo a ser, "finalmente, aquilo que sempre quis ser: a grande casa de todos os liberais".

Simões de Melo. Quem é o homem que quer 'destronar' Cotrim Figueiredo?
Notícias ao Minuto

11:04 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Política Iniciativa Liberal

Chama-se Nuno Simões de Melo, tem 57 anos, é militar de profissão - Coronel na reserva -, membro da Iniciativa Liberal (IL) desde o ano passado, deputado municipal em Mafra e já foi agraciado com a Ordem Militar de Avis.

É este, em linhas gerais, o perfil do homem que quer 'destronar' João Cotrim de Figueiredo. Encabeça a Lista B ao Conselho Nacional da Iniciativa Liberal - intitulada 'Liberalismo em Liberdade' - e avança que quer "acrescentar ao debate". A oposição 'chegou' à Iniciativa Liberal.

Na sua página de Facebook, Simões de Melo assume que a Lista B quer que a IL "cresça na diversidade", de modo a ser, "finalmente, aquilo que sempre quis ser: a grande casa de todos os liberais".

"Somos Liberais Clássicos", aponta, acrescentando que a Lista é "sempre pela evolução, mas também sempre contra todas as tentativas de captura do partido por supostos progressismos de esquerda, que nada dizem às famílias portuguesas".

Para a Lista B, cita o semanário Nascer do Sol, a Iniciativa Liberal deve ainda "combater a deriva do liberalismo para causas 'woke', identitárias ou segregacionistas, adeptas do cancelamento e até do marxismo cultural". 

De acordo com o site oficial da IL, o Conselho Nacional é "o órgão responsável por acompanhar e orientar a estratégia política do Partido adotada em Convenção Nacional, no respeito dos seus princípios e objetivos." Reúne ordinariamente cada quatro meses, e extraordinariamente em situações urgentes.

Recorde-se que João Cotrim Figueiredo foi eleito na III Convenção Nacional, em dezembro de 2019, que teve lugar no auditório da Biblioteca Municipal de Pombal, distrito de Leiria. A II Convenção do partido, na qual foi eleito Carlos Guimarães Pinto como presidente, realizou-se em 13 de outubro de 2018. 

A Iniciativa Liberal foi reconhecida pelo Tribunal Constitucional em 13 de dezembro de 2017, tendo-se estreado em eleições nas europeias deste ano. Meses depois, nas eleições para a Assembleia da República, a Iniciativa Liberal conseguiu eleger um único deputado, pelo círculo de Lisboa.

Leia Também: IL acusa governos de "brincar com as pessoas" da região de Viseu

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório