Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Aeroporto? "Estão criadas as condições para que o Governo possa avançar"

Luís Montenegro adiantou que foram feitos avanços para que "mais ou menos daqui a um ano se possa tomar uma decisão final".

Aeroporto? "Estão criadas as condições para que o Governo possa avançar"
Notícias ao Minuto

18:12 - 23/09/22 por Marta Ferreira com Lusa

Política Luís Montenegro

O líder do PSD, Luís Montenegro, afiançou, esta sexta-feira, após reunião com o primeiro-ministro, António Costa, sobre o futuro do novo aeroporto que "estão criadas as condições para que o Governo possa avançar nesta matéria"

O presidente do PSD acrescentou que há condições para que "mais ou menos daqui a um ano se possa tomar uma decisão final relativamente à localização e construção do novo aeroporto de Lisboa". 

De acordo com o líder da oposição, "sobre a metodologia há uma convergência de posições que será agora materializada" e, mediante este consenso, "nas próximas semanas" o executivo tomará as decisões com vista a concretizar o que ficou acordado.

Já sobre a localização, acrescenta Montenegro, será decidida após avaliação ambiental estratégica e só perante as conclusões desse mesmo estudo se poderá tomar uma posição. 

"Aquilo que ficou perspetivado é que o Governo vai concretizar com os seus instrumentos aquilo que são os princípio que correspondem à generalidade daquilo que o Governo nos transmitiu", adiantou Montenegro. 

O líder da oposição frisou que o importante a retirar desta reunião foi ter-se chegado a um consenso relativamente à metodologia. 

Montenegro não quis ainda comprometer-se com a posição do PSD caso o Governo decida mudar a lei que, atualmente, dá aos municípios poder de veto quanto a um futuro aeroporto.

"Se o Governo vier a apresenta ruma proposta de lei nesse domínio, o PSD vai fazer a sua análise e, nessa ocasião, no parlamento, tomará uma posição", disse.

Recorde-se que na quarta-feira, Luís Montenegro divulgou uma carta enviada ao primeiro-ministro, em que dava conta da conclusão do processo de audições e reflexão interna que o PSD estava a fazer desde julho sobre o tema e em que transmitiu as condições do partido para concordar com a metodologia a seguir sobre a futura solução aeroportuária na região de Lisboa.

"Pudemos concluir que a missiva que endereçámos ao Governo teve, por parte do primeiro-ministro e do Governo, um acolhimento generalizado e que, nas próximas semanas, o Governo diligenciará para concretizar em instrumentos legislativos e governativos aqueles que são as nossas preocupações e pretensões fundamentais", afirmou o presidente do PSD.

Entre estas, destacou a necessidade de iniciar "o mais breve possível" as obras que o PSD considera necessárias no aeroporto Humberto Delgado e que se "proceda à legislação e enquadramento necessários" para avançar com uma Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) relativamente ao novo aeroporto de Lisboa.

Montenegro salientou que essa avaliação será conduzida "com recurso ao meio académico e científico" e será Costa a anunciar os detalhes dessa análise.

Refira-se que o primeiro-ministro, António Costa, reuniu-se hoje com presidente do PSD, Luís Montenegro, para debater o futuro aeroporto de Lisboa, no Palacete de S. Bento, em Lisboa. A reunião durou menos de uma hora e que contou com a presença do ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, e do vice-presidente do PSD Miguel Pinto Luz.

[Notícia atualizada às 18h22]

Leia Também: Aeroporto? Que não se arraste por "falta de sustentabilidade na visão"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório