Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

PSD pede avaliação ambiental "imediata" no Montijo e em Alcochete

Luís Montenegro entregou uma carta ao Primeiro-ministro, na qual defende que a avaliação da localização do novo aeroporto não deverá demorar mais do que um ano. PSD exige ainda uma análise de custos e prazos de cada opção.

PSD pede avaliação ambiental "imediata" no Montijo e em Alcochete
Notícias ao Minuto

16:51 - 21/09/22 por Tomásia Sousa

Política Novo aeroporto

O Presidente do PSD, Luís Montenegro, propôs ao Primeiro-ministro, António Costa, a "realização imediata" da avaliação ambiental estratégica no Montijo, em Alcochete e em qualquer outra localização que o Governo decida para o futuro aeroporto de Lisboa. Além disso, exige uma análise de custos e prazos para cada opção.

Numa carta enviada a António Costa esta quarta-feira, o líder do maior partido da oposição diz ainda que esta avaliação ambiental estratégica deverá ser concluída no prazo de um ano e poderá ficar a cargo de "personalidades de reconhecido mérito técnico, académico ou científico".

Na missiva, Montenegro diz que essas personalidades devem ser indicadas "preferencialmente por entidades independentes ligadas à academia" (sugerindo a inclusão de Universidades estrangeiras, como por exemplo o MIT) e "às áreas do conhecimento económico e da engenharia aeronáutica e civil".

Para Luís Montenegro, é urgente também iniciar "desde já" as "obras de requalificação do aeroporto Humberto Delgado, definindo medidas mitigadoras do impacto dessa intervenção.

Durante esse período, o PSD recomenda o "aproveitamento e valorização da capacidade aeroportuária instalada no país, seja a dos aeroportos que servem a região Norte e Algarve, seja o aeroporto de Cascais".

Por fim, o líder social-democrata propõe ao Executivo a autonomização de uma análise comparativa "dos custos e prazos de execução de cada uma das localizações em estudo", incluindo todas as infraestruturas necessárias para o bom funcionamento de cada uma. 

Recorde-se que, desde julho, o PSD estava a realizar uma série de audições com especialistas para que o partido pudesse formar uma posição sobre a nova solução aeroportuária para Lisboa. Assim sendo, o documento elenca as conclusões dos sociais-democratas após "dezenas de audições" e "reflexão interna".

"Apresentado o resumo das conclusões (...) e do trabalho aturado de reflexão interna, caberá agora ao Governo -- que, ademais, dispõe de uma maioria absoluta no parlamento -- decidir o caminho metodológico a seguir, o qual terá a nossa aquiescência dentro das balizas supra enunciadas", afirmou.

A carta assinada por Luís Montenegro frisa que o Partido Socialista dispôs de todas as ferramentas "democráticas e executivas" para tomar uma decisão e para avançar com as obras de requalificação no aeroporto nos últimos sete anos. 

Contudo, este "impasse" conduziu-nos "a uma situação caótica e inaudita na infraestrutura aeroportuária da Portela; atrasos para lá do razoável; situação logística e de handling em colapso; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras sem condições para operar; pior serviço prestado aos utilizadores e dificuldades acrescidas na situação privilegiada da TAP enquanto operador de um HUB estratégico".

O PSD vai mais longe nas críticas e diz mesmo que "estes sete anos perdidos, tantas vezes atribuídos ao bloqueio legal dos municípios envolvidos" se deveram à "impotência" do PS e aponta também o dedo à "coligação com o PCP e o BE".

Ainda assim, Luís Montenegro reiterou a disponibilidade para o diálogo sobre o tema com o Governo, pedindo a António Costa que "possa rapidamente tornar pública a decisão do Governo".

Ontem, nove organizações não-governamentais de defesa do ambiente (ONGA) garantiram ter recebido o "elevado compromisso" do PSD para uma avaliação ambiental estratégica séria sobre a localização do futuro aeroporto de Lisboa.

[Notícia atualizada às 17h30]

Leia Também: Aeroporto. ONG apontam "compromisso" do PSD para avaliação ambiental

Recomendados para si

;
Campo obrigatório