Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

BE diz que redução do IRC só dá "muito jeito" às grandes empresas

A coordenadora do Bloco de Esquerda considerou hoje que a proposta de redução do IRC só dá "muito jeito" às grandes empresas e não tem impacto nas pequenas "que estão a desesperar".

BE diz que redução do IRC só dá "muito jeito" às grandes empresas
Notícias ao Minuto

13:12 - 19/09/22 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

"Eu acabo de falar aqui com produtores [e] nenhum deles me falou do IRC. É que, a quem dá muito jeito a descida do IRC [é] só às muito grandes empresas, as mesmas que estão a ter lucros excessivos. Isto, às vezes, parece um 'sketch' cómico", afirmou Catarina Martins.

A coordenadora do BE falava aos jornalista no final de uma visita ao mercado do Fundão, no distrito de Castelo Branco, onde contactou com produtores locais e ouviu preocupações sobre o aumento da inflação e do impacto desta na sua atividade e no preço dos produtos.

"Então, temos a Comissão Europeia, a dizer que é preciso taxar os lucros excessivos, porque há setores como a energia, como a banca, como a grande distribuição, que estão a fazer milhares de milhões de euros, enquanto a população sofre com a inflação, e a proposta que o Governo tem é uma proposta fiscal que não tem nenhum impacto nas pequenas empresas que estão a desesperar, também, com a inflação e o que serve é para perdoar impostos, precisamente a estes grandes grupos que já estão a lucrar a mais. É o absurdo", argumentou.

Na opinião de Catarina Martins, "a maioria absoluta fez uma escolha" e "esta é a sua escolha". "Enquanto quem vive da sua pensão, do seu salário, está cada vez pior, tudo aquilo que imaginam, é como dar mais borlas fiscais aos grandes lucros económicos que já estão a lucrar abusivamente com a inflação que estamos a viver", concluiu a coordenadora do BE.

Durante a visita ao mercado do Fundão, Catarina Martins ouviu alguns produtores locais que se queixaram de problemas acrescidos com a inflação, a seca e os incêndios florestais do verão.

O casal de agricultores Cândida e João Proença deram conta das preocupações do momento e referiram, como exemplo, que vendem o leite de vaca a 40 cêntimos o litro e as rações subiram de preço e estão "uma loucura".

"Isto está bom para quem não trabalha", admitiu Cândida Proença.

Já Miguel Fiadeiro, técnico da cooperativa de olivicultores do Fundão disse que os custos nas produções agrícolas aumentam cada vez mais e não se refletem na valorização dos produtos pelo mercado.

Leia Também: Cálculos das pensões do Governo "são uma profunda aldrabice"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório