Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Presidente da AR agradece a Rio "pelo serviço" que prestou ao país

Pedido de renúncia ao mandato de deputado de Rui Rio foi aprovado por unanimidade. Santos Silva deixou uma nota de agradecimento ao também ex-líder do PSD.

Presidente da AR agradece a Rio "pelo serviço" que prestou ao país
Notícias ao Minuto

15:39 - 14/09/22 por Carmen Guilherme

Política Rui Rio

O presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, agradeceu, esta quarta-feira, a Rui Rio, pelo "serviço" que prestou ao país.

Na sessão plenária de hoje, e depois de ser aprovado por unanimidade o parecer relativo à renúncia de Rui Rio do mandato de deputado do PSD, o presidente do Parlamento aproveitou para fazer um agradecimento a Rio.

"Gostaria de dizer o muito que a Assembleia da República deve ao senhor deputado Rui Rio. O senhor deputado Rui Rio tem uma carreira política ímpar, como deputado nesta Assembleia, como presidente da Câmara Municipal do Porto, como líder do PSD - nessa qualidade, líder do maior partido da oposição. E, nesta ocasião, em que ele renuncia ao mandato, queria dizer em meu nome, e em nome de todos, muito obrigado pelo serviço que tem prestado ao país", disse.

Após estas palavras, seguiu-se uma longa ovação dos deputados dirigida a Rio, que não estava no parlamento.

Recorde-se que Rui Rio era deputado desde 2019, depois de ter exercido essas funções entre 1991 e 2001, antes de ser, durante outra década, presidente da Câmara do Porto.

Rio, eleito pelo círculo do Porto, será substituído por António Cunha, de Penafiel, 15.º da lista, e que já esteve na Assembleia da República na anterior legislatura.

O plenário aprovou igualmente a suspensão por cinco meses de Paulo Mota Pinto. Com este pedido voltará ao Parlamento João Carlos Barreiras Duarte, que já foi deputado.

[Notícia atualizada às 15h46]

Leia Também: Rio assinala fim das funções como deputado e encerra "etapa" da sua vida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório