BE denuncia descargas poluentes em praia da Póvoa de Varzim

O Bloco de Esquerda denunciou hoje descargas poluentes na Praia do Peixe na Póvoa de Varzim e quer saber que ações de fiscalização pretende o Governo implementar para "garantir que a situação não se repita".

Notícia

© Lusa

Lusa
13/09/2022 17:05 ‧ 13/09/2022 por Lusa

Política

Póvoa de Varzim

 

Numa pergunta dirigida ao executivo, através do ministro do Ambiente e da Ação Climática, o grupo parlamentar bloquista questiona ainda sobre o que é que o Governo vai fazer "eventualmente em articulação" com a autarquia "para pôr cobro às descargas poluidoras e garantir a boa qualidade das águas da praia".

Segundo o BE, no sábado foram denunciadas "descargas poluentes na praia do peixe", junto à marina da Póvoa de Varzim, distrito do Porto, e era "notória uma mancha gordurosa nas águas da praia e era sentido um intenso mau cheiro".

O texto refere que "a substância gordurosa era proveniente de uma saída de águas pluviais que flutuava em direção à praia".

O Bloco de Esquerda considera "urgente a ação de inspeção sobre o acontecido e uma punição exemplar para os responsáveis por este atentado" e "garantir uma fiscalização apropriada para que estas descargas não se repitam".

Numa questão assinada pelo deputado bloquista Pedro Filipe Soares, o bloco salienta que "a existência de uma zona de lazer e desporto junto à praia levanta a necessidade de monitorizar a qualidade da água da praia forma mais consequente, para assegurar que não existe qualquer perigo para a saúde pública".

Por isso, o deputado bloquista questiona o ministério de Duarte Cordeiro se tem conhecimento da situação descrita e que medidas de fiscalização serão realizadas para garantir que esta situação não se repete.

A agência Lusa tentou obter uma reação da Câmara da Póvoa de Varzim, mas até ao momento tal não foi possível.

Leia Também: Póvoa de Varzim. Incêndio em veleiro obriga a resgate de tripulante

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas