Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Livre quer regular circulação de transportes turísticos em Sintra

Partido propõe criação de Regulamento para Transportes de Índole e Fruição Turística.

Livre quer regular circulação de transportes turísticos em Sintra
Notícias ao Minuto

16:29 - 09/09/22 por Ema Gil Pires

Política Sintra

O Núcleo de Sintra do Partido Livre considera, numa nota publicada no seu site oficial, "urgente a implementação de um regulamento dos transportes turísticos na vila e serra de Sintra".

A proposta é feita numa altura em que, na ótica do partido, a vila de Sintra tem vindo a deparar-se com o problema da "poluição sonora e ambiental de tuk-tuks antiquados ou outros meios de transporte turísticos".

Para o partido, as "viagens incessantes poluem o coração da vila de Sintra" - um "património" que importa "preservar" - e impedem a saudável fruição do espaço público e cultural".

Posto isto, o Livre propõe a criação de um Regulamento para Transportes de Índole e Fruição Turística, "produzido com a sociedade civil e a comunidade" e que, em primeiro lugar, inclua uma "limitação em quantidade no licenciamento a veículos de fruição turísticos, excluindo transportes públicos municipais, autoconduzidos ou trens de Sintra".

Por outro lado, sugere o Livre, o regulamento deve ainda prever o "impedimento de circulação na vila e serra de Sintra de veículos de fruição turística emissores de gases poluentes e ruído", mesmo que para tal seja necessária a "atribuição de verbas de apoio à modernização e atualização das frotas para veículos elétricos".

Na perspetiva do partido liderado por Rui Tavares, esta é uma proposta que pretende promover a "preservação da serra de Sintra, do Património da Humanidade e da convivência no espaço público com a população residente e turística".

De recordar que a vila de Sintra é Património da Humanidade da UNESCO desde 1995.

Leia Também: Baterias recicladas da Audi equipam tuk-tuk elétrico

Recomendados para si

;
Campo obrigatório