Procurar

Eleições Angola. "Não deve haver forasteiros a comentar o que se passa"

Marcelo está de visita a Luanda, Angola, onde chegou esta manhã.

Eleições Angola. "Não deve haver forasteiros a comentar o que se passa"

© Nuno Cruz/NurPhoto via Getty Images

Andrea Pinto
27/08/2022 18:17 ‧ há 3 anos por Andrea Pinto

Política

Marcelo

O chefe de Estado encontra-se em Luanda não só para marcar presença nas cerimónias fúnebres do antigo presidente angolano José Eduardo dos Santos, mas também para as exéquias com diversos governantes de países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A presença de Marcelo acontece na mesma semana em que tiveram lugar as eleições gerais do país e que ditaram a vitória do MPLA. O líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, não reconhece contudo a vitória do MPLA. Um conflito que o presidente português se rejeitou, mais uma vez a comentar.

"Oiço, registo, mas entendo que há que respeitar aquilo que é próprio da especificidade de cada Estado. Até ao termo do processo não deve haver forasteiros a comentar o que se passa", disse quando questionado pelos jornalistas.

Como já havia afirmado esta manhã, Marcelo defendeu que “estando pendente o processo eleitoral não o comento em público, tal como não o faria no caso português”.

“Continuo na minha”, atirou, de forma tranquila.

Recorde-se que o MPLA venceu as eleições gerais de Angola com 51,07%, seguido da União Nacional para a Independência Total de Angola (UNITA) com 44,05% dos votos, divulgou a Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola, quando estavam escrutinadas 97,3% das mesas de voto.

Os resultados provisórios foram divulgados na quinta-feira pelo porta-voz da CNE, Lucas Quilundo, numa altura em estavam escrutinadas 97,3% das mesas de voto, pelo que não deverá haver alterações substanciais, adiantou.

Contudo, o líder da UNITA, Adalberto Costa Júnior, não reconheceu a vitória do MPLA nas eleições gerais de quarta-feira, e apelou a uma comissão internacional para comparar as atas eleitorais na posse do partido com as da CNE.

Leia Também: UNITA "não reconhece" vitória do MPLA nas eleições gerais em Angola

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10