Meteorologia

  • 05 OUTUBRO 2022
Tempo
19º
MIN 17º MÁX 30º

Incêndios. Distrital do PS de Leiria acusa PSD de "politiquice"

A Federação Distrital de Leiria do PS acusou hoje o PSD de fazer "politiquice" com os incêndios, após uma visita do ministro da Administração Interna ao concelho da Batalha e Ansião.

Incêndios. Distrital do PS de Leiria acusa PSD de "politiquice"
Notícias ao Minuto

18:12 - 19/08/22 por Lusa

Política Incêndios

Numa nota de imprensa, o PS critica que "neste contexto de invulgar exigência e dedicação", o PSD distrital de Leiria venha "fazer politiquice com os incêndios após uma visita do senhor Ministro da Administração Interna ao concelho da Batalha e Ansião".

"Diz o PSD distrital de Leiria que as afirmações do senhor ministro sobre a melhoria da eficiência do combate a incêndios são uma ofensa aos habitantes das regiões afetadas pelos incêndios. Mas, tal como é habitual nesse partido, o que de resto levou a que os habitantes do nosso distrito deixassem de confiar no mesmo, os ditos Sociais Democratas (apenas de nome) não apresentam quaisquer dados para contraporem o que foi afirmado", lê-se no comunicado.

Os socialistas apontam ainda que o PSD "também não apresentou quaisquer propostas alternativas ao que o governo está a colocar em prática".

"E não o fazem porque sabem que o reforço de meios é efetivo -- basta ver o número de equipas de intervenção permanente que foram criadas em todo o distrito de Leiria - e porque sabem que os números apresentados sobre a eficácia dos combates a incêndios são verdadeiros", destaca a federação do PS.

Segundo esta estrutura, "mais de 90% dos incêndios em 2022 são dominados até aos 90 minutos, o que significa eficácia na resposta", e "em cerca de 90% dos incêndios arde até 1 hectare de área".

"Tal como o senhor Ministro afirmou 'é nos restantes 10% dos incêndios que é preciso trabalhar, desenvolver conhecimento e aperfeiçoar metodologias'", acrescentam os socialistas.

A Federação Distrital do PS Leiria sublinhou que foi por isso que o ministro "escolheu o distrito de Leiria para anunciar a criação de uma equipa de avaliação regular e permanente, composta por todas as entidades envolvidas no dispositivo nacional e pelos centros de investigação e de conhecimento, em articulação com o Ministério da Ciência e do Ensino Superior".

Para os socialistas, "esta é a principal e substancial diferença entre o Governo e o PSD; fazer, realizar, ao invés dos que se alcandorando a cargos de responsabilidade distrital, os usam como instrumento de panaceia e promoção política, dissonante da melhor prática de cidadania responsável".

"O Governo desenvolve políticas, concretiza políticas e avalia o impacto das mesmas para que possa avançar com eventuais correções, com responsabilidade e em diálogo institucional. O PSD continua preocupado em fazer politiquice em vez de responder com dados e respostas concretos aos problemas que, por estes dias, nos preocupam a todos", rematou.

Leia Também: Quatro meios aéreos ajudam no combate a fogo em Leiria

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório