Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Educação? "Mínimo de exigência são coisas do passado", critica CDS

Líder do partido deixou críticas ao Governo, que alterou as normas.

Educação? "Mínimo de exigência são coisas do passado", critica CDS
Notícias ao Minuto

18:18 - 18/08/22 por Notícias ao Minuto

Política CDS

O presidente do CDS criticou, esta quinta-feira, as alterações anunciadas pelo ministro da Educação no que diz respeito a quem pode dar aulas. De acordo com as medidas anunciadas e publicadas em Diário da República, no próximo ano letivo os requisitos para as habilitações próprias, que pressupõem apenas a licenciatura, vão estender-se aos cursos pós-Bolonha.

"Para o Governo, qualificações especificas e qualidade de ensino relevam pouco", começa por escrever Nuno Melo em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. "Importa fundamentalmente a estatística. "Mínimo de exigência são coisas do passado", considerou.

"A proposta de que todos os licenciados pós-Bolonha, sem qualquer formação pedagógica, possam vir a dar aulas, ficando a responsabilidade da sua contratação ao critério das escolas, fica por explicar na sua essência, deixando a nu a gestão à vista que o Governo socialista nos habituou", aponta o responsável pelo partido, que, este ano, deixou de ter representação na Assembleia da República.

Nuno Melo nota ainda que o despacho em questão, que já recebeu duras críticas dos sindicatos, mostra a "incompetência do Governo em planear a médio e longo prazo".

Ressalvando que o que está em causa não é a capacidade científica de quem possa concorrer, o responsável sublinha que "ser professor é um binómio entre conhecimento científico qualificado e prática pedagógica adequada a cada ciclo de ensino e matéria".

Leia Também: Alteração que permite dar aulas com licenciatura divide sindicatos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório