Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

BE considera que renúncia de Sérgio Figueiredo não absolve Costa e Medina

O Bloco de Esquerda considerou hoje que a renúncia de Sérgio Figueiredo a um cargo no Ministério das Finanças era um "desfecho inevitável", que não absolve Fernando Medina de um "processo reprovável" nem o Primeiro-ministro "de uma desresponsabilização inaceitável".

BE considera que renúncia de Sérgio Figueiredo não absolve Costa e Medina
Notícias ao Minuto

11:18 - 17/08/22 por Lusa

Política Sérgio Figueiredo

"O desfecho inevitável. Mostra como é possível travar os caprichos da maioria absoluta com a mobilização da opinião pública", lê-se numa publicação do líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), Pedro Filipe Soares, na sua conta oficial da rede social Twitter.

Pedro Filipe Soares defende que a decisão ao antigo jornalista "não absolve [o ministro das Finanças, Fernando] Medina de um processo reprovável, nem [o primeiro-ministro, António] Costa de uma desresponsabilização inaceitável".

Sérgio Figueiredo renunciou hoje ao cargo de consultor do ministro das Finanças, comunicando a decisão através de um texto publicado no Jornal de Negócios.

"Para mim chega! Sou a partir deste momento o ex-futuro consultor do ministro das Finanças. Sossego as almas mais sobressaltadas de que não cheguei a receber um cêntimo, sequer formalizei o contrato que desde a semana passada esperava pela minha assinatura", pode ler-se num texto assinado por Sérgio Figueiredo.

Em reação à demissão, o ministro das Finanças, Fernando Medina, lamentou "não poder contar com o valioso contributo de Sérgio Figueiredo ao serviço do interesse público".

"Lamento profundamente a decisão anunciada por Sérgio Figueiredo, mas compreendo muito bem as razões que a motivaram", afirmou Fernando Medina, em comunicado enviado às redações, sobre a decisão de Sérgio Figueiredo de não prestar os serviços de consultoria para o gabinete do ministro das Finanças.

O jornal Público noticiou em 9 de agosto que o Ministério das Finanças tinha contratado o antigo diretor de informação da TVI e ex-administrador da Fundação EDP Sérgio Figueiredo como consultor estratégico para fazer a avaliação e monitorização do impacto das políticas públicas, escolha que motivou críticas de partidos políticos e comentadores.

Leia Também: Sérgio Figueiredo. Este tipo de decisões "desgastam o Governo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório