Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

BE condena ataques em Gaza que provocaram dezenas de mortos

Bloquistas responsabilizam Israel pela "escalada de violência" que se viveu nos últimos dias.

BE condena ataques em Gaza que provocaram dezenas de mortos
Notícias ao Minuto

13:49 - 08/08/22 por Carmen Guilherme

Política Política

O Bloco de Esquerda (BE) condenou, esta segunda-feira, os bombardeamentos ocorridos na Faixa de Gaza, nos últimos dias. O partido liderado por Catarina Martins lamenta as vítimas destes ataques e responsabiliza Israel “pela escalada de violência” na região.

“Israel bombardeou a Faixa de Gaza durante 2 dias, provocando 311 feridos, 43 mortos, entre os quais 15 crianças”, começa por ler-se numa publicação divulgada no Twitter.

“O Bloco de Esquerda está solidário com o povo da Palestina e condena a escalada da violência promovida pelo Estado de Israel”, acrescenta.

Recorde-se que Israel e a Jihad Islâmica alcançaram no domingo um acordo que pôs fim a três dias de hostilidades. A trégua, após mediação do Egito, entrou em vigor meia hora antes da meia-noite (hora local), e a situação na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza permaneceu calma desde então, segundo a EFE. 

É de salientar que, na sexta-feira, Israel justificou a operação que lançou como um "ataque preventivo" contra a Jihad Islâmica, por receio de represálias após a detenção de Bassem al-Saadi a 1 de agosto na Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel.

No ataque israelita, foram mortos os principais líderes militares da Jihad Islâmica em Gaza, Tayssir Al-Jabari e Khaled Mansur, juntamente com vários dos combatentes do grupo.

Trata-se do pior confronto na região desde maio de 2021. Nessa altura, combates entre o exército israelita e o Hamas provocaram 260 mortos do lado palestiniano e 14 mortos do lado israelita em 11 dias.

Antes do BE, também o Partido Comunista Português (PCP) já havia condenado os bombardeamentos israelitas em Gaza.

Leia Também: Combustível chega à Faixa de Gaza após trégua entre Israel e Jihad

Recomendados para si

;
Campo obrigatório