BE condena ataques em Gaza que provocaram dezenas de mortos

Bloquistas responsabilizam Israel pela "escalada de violência" que se viveu nos últimos dias.

Catarina Martins coordenadora do Bloco de Esquerda

© Getty Images

Carmen Guilherme
08/08/2022 13:49 ‧ 08/08/2022 por Carmen Guilherme

Política

Política

O Bloco de Esquerda (BE) condenou, esta segunda-feira, os bombardeamentos ocorridos na Faixa de Gaza, nos últimos dias. O partido liderado por Catarina Martins lamenta as vítimas destes ataques e responsabiliza Israel “pela escalada de violência” na região.

“Israel bombardeou a Faixa de Gaza durante 2 dias, provocando 311 feridos, 43 mortos, entre os quais 15 crianças”, começa por ler-se numa publicação divulgada no Twitter.

“O Bloco de Esquerda está solidário com o povo da Palestina e condena a escalada da violência promovida pelo Estado de Israel”, acrescenta.

Recorde-se que Israel e a Jihad Islâmica alcançaram no domingo um acordo que pôs fim a três dias de hostilidades. A trégua, após mediação do Egito, entrou em vigor meia hora antes da meia-noite (hora local), e a situação na fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza permaneceu calma desde então, segundo a EFE. 

É de salientar que, na sexta-feira, Israel justificou a operação que lançou como um "ataque preventivo" contra a Jihad Islâmica, por receio de represálias após a detenção de Bassem al-Saadi a 1 de agosto na Cisjordânia, território palestiniano ocupado por Israel.

No ataque israelita, foram mortos os principais líderes militares da Jihad Islâmica em Gaza, Tayssir Al-Jabari e Khaled Mansur, juntamente com vários dos combatentes do grupo.

Trata-se do pior confronto na região desde maio de 2021. Nessa altura, combates entre o exército israelita e o Hamas provocaram 260 mortos do lado palestiniano e 14 mortos do lado israelita em 11 dias.

Antes do BE, também o Partido Comunista Português (PCP) já havia condenado os bombardeamentos israelitas em Gaza.

Leia Também: Combustível chega à Faixa de Gaza após trégua entre Israel e Jihad

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas