Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

PAN elogia visita de Pelosi a Taiwan: "Não é aceitável a opressão"

Porta-voz do PAN 'aplaudiu' visita da líder do Congresso norte-americano a Taiwan.

PAN elogia visita de Pelosi a Taiwan: "Não é aceitável a opressão"
Notícias ao Minuto

23:56 - 03/08/22 por Carmen Guilherme

Política Taiwan

A líder do PAN, Inês Sousa Real, elogiou, esta quarta-feira, a recente visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos a Taiwan, considerando que  Nancy Pelosi está "do lado certo" e que "não é aceitável a opressão" que Pequim tem feito à ilha.

"Nancy Pelosi do lado certo!  Não esqueçamos que a China é um país com um regime autoritário, com constantes restrições à liberdade, incluindo a liberdade de imprensa, e violação dos direitos humanos", começou por escrever a porta-voz do PAN, numa publicação divulgada no Twitter, na qual partilhava as palavras de Pelosi sobre a viagem, que honra, nas palavras da líder norte-americana, o "compromisso inabalável dos Estados Unidos em apoiar a vibrante democracia de Taiwan".

Para Inês Sousa Real, "não é aceitável a opressão que têm feito a Taiwan, assim como ao Tibete".

Sublinhe-se que o PAN foi um dos poucos partidos que até agora decidiram comentar a visita de menos de 24 horas da líder do Congresso norte-americano a Taiwan,  que Pequim interpreta como um gesto de apoio à independência da ilha.

Por sua vez, o  PCP exigiu ontem o "fim das provocações" dos Estados Unidos e apelou ao Governo português para se demarcar da "ingerência do imperialismo" contra a China.

O PCP expressou "profunda preocupação com os últimos desenvolvimentos da situação" em Taiwan, que na ótica do partido é resultado da "provocação montada" por Washington.

Recorde-se que Pelosi aterrou cerca das 15:43 (hora de Lisboa) em Taiwan, apesar de a China ter ameaçado com "consequências desastrosas" caso se confirmasse a sua visita àquele território.

Pelosi concluiu hoje a a viagem que até então resultou em sanções comerciais e manobras militares em torno da ilha.

Pequim fala numa "provocação" e que os Estados Unidos estão a brincar "com o fogo".

Leia Também: PCP exige "fim das provocações" dos EUA contra a China

Recomendados para si

;
Campo obrigatório