Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

Barragens no Douro. Chega quer saber se EDP vai pagar impostos pela venda

O Grupo Parlamentar do Chega questionou hoje o Governo sobre o que está a ser feito para assegurar o pagamento de impostos em falta pela EDP resultantes da venda de seis barragens em 2020.

Barragens no Douro. Chega quer saber se EDP vai pagar impostos pela venda
Notícias ao Minuto

16:45 - 25/07/22 por Lusa

Política EDP

De acordo com a edição de hoje do Correio da Manhã, o Ministério Público (MP) suspeita que as empresas energéticas EDP e Engie elaboraram um esquema jurídico destinado a ocultar a venda de seis barragens no Rio Douro, em dezembro de 2020, possibilitando uma alegada fuga fiscal.

Através de uma pergunta endereçada ao ministro das Finanças, Fernando Medina, o partido questiona o que é que a tutela sabe sobre este processo, se houve participação dos factos ao MP e o que é que está a ser feito ao nível ministerial para garantir o pagamento de impostos em falta.

De acordo com a notícia do Correio da Manhã, a EDP terá vendido seis barragens por 2,2 mil milhões de euros ao consórcio liderado pela Engie, mas não pagou o imposto de selo pela alienação, que corresponderá a cerca de 110 milhões de euros.

A bancada de extrema-direita pergunta também ao ministro se existe o "risco de caducar o direito de cobrar os impostos devidos".

Na ótica do partido, a empresa responsável pela produção e distribuição de energia "beneficiou de uma adenda no contrato de concessão para lhe dar a forma de restruturação empresarial e, indo ao encontro do regime fiscal de restruturação de empresas, permitiu à EDP não pagar o imposto de selo".

Leia Também: Ventura diz que Chega vai propor lei de "integração de imigrantes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório