Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Chega sai da AR após tensão. "Não me impressiono com pateadas"

Os 12 deputados da bancada do Chega abandonaram o hemiciclo num dia em que estava a ser debatida a proposta de lei do Governo que previa a alteração do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.

Chega sai da AR após tensão. "Não me impressiono com pateadas"
Notícias ao Minuto

16:50 - 21/07/22 por Ema Gil Pires

Política Parlamento

A sessão plenária desta tarde no Parlamento ficou marcada por um momento protagonizado pelos 12 deputados do Chega. Numa altura em que a discussão se centrava na temática da imigração, os membros dessa bancada parlamentar optaram por abandonar a sessão após as expressas críticas do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, às atitudes e posições dos deputados do partido de extrema-direita.

Durante uma intervenção parlamentar, o líder do Chega, André Ventura, criticou a política de imigração atualmente em vigor no país e classificou os imigrantes como sendo "subsidiodependentes". "Já temos tantos e de tantas etnias que nós já não podemos dizer a mais [imigrantes] para virem, porque já estamos a pagar demais", apontou ainda o presidente do partido.

No seu discurso, André Ventura fez ainda questão de destacar que os portugueses pagam "tantos impostos" porque andar "a sustentar os que cá estão e não querem fazer nada, os que querem vir e não querem fazer nada, e ainda os que querem vir ilegalmente e viver à nossa custa".

Perante estas declarações, a reação de Augusto Santos Silva foi imediata: "Devo dizer que, como Presidente da Assembleia da República, considero que Portugal deve muito, mas mesmo muito, aos milhares de imigrantes que aqui trabalham, que aqui vivem e que aqui contribuem para a nossa Segurança Social, para a nossa coesão social e para a nossa vida coletiva. Para a nossa cidadania e para a nossa dignidade enquanto um país aberto, inclusivo e respeitador dos outros", apontou Santos Silva. Uma mensagem que foi seguida dos aplausos dos membros de todas as outras bancadas parlamentares - com exceção do Chega, que reagiu com pateadas.

Perante esta declaração, André Ventura retorquiu e disse achar que o "Presidente da Assembleia da República devia abster-se de fazer comentários sobre as intervenções parlamentares" - acusando-o ainda de não conseguir "distinguir entre as funções de Presidente da Assembleia da República e a função de deputado do PS"

"O que fez hoje [...] mostra que nós não temos um Presidente da Assembleia da República isento, capaz de distinguir entre a função de árbitro e a de deputado do PS"

Perante as acusações vociferas de André Ventura, Augusto Santos Silva não hesitou em enviar uma mensagem bem direta ao seu interlocutor: "Eu não me impressiono nem com pateadas, nem com volume de som".

Uma declaração que fez com que, imediatamente, todos os 12 deputados da bancada do Chega abandonassem o hemiciclo, num dia em que estava a ser debatida a proposta de lei do Governo que previa a alteração do regime jurídico de entrada, permanência, saída e afastamento de estrangeiros do território nacional.

A proposta viria a ser aprovada após o mesmo debate, com os votos a favor do PS, PCP, BE e Livre, e com as abstenções do PSD, IL e PAN. E, claro está, com a ausência do Chega.

Leia Também: Ventura diz que combustíveis nunca foram tão caros, Costa critica

Recomendados para si

;
Campo obrigatório