Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

As declarações da deputada do Chega que incendiaram as redes sociais

"Obrigar uma criança a ter uma criança também é uma violação dos seus direitos", lembrou Inês Sousa Real, no Twitter, reagindo a uma entrevista de Rita Matias.

As declarações da deputada do Chega que incendiaram as redes sociais
Notícias ao Minuto

09:16 - 12/07/22 por Tomásia Sousa

Política CHEGA

Rita Matias, deputada do Chega, tem sido alvo de críticas nas redes sociais, nas últimas horas, depois de ter afirmado ser contra o aborto em qualquer circunstância, incluindo no caso de uma menina de 10 anos que engravidou depois de ter sido violada.

Em duas entrevistas recentes, a única deputada mulher do partido assume ser conservadora, católica praticante e antifeminista.

Depois de ter vincado a sua posição contra o aborto "em qualquer circunstância" numa entrevista ao Observador, a jovem de 23 anos disse ao Diário de Notícias que há direitos que os homens têm que não quer ter, sem especificar quais.

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN, referiu-se às declarações da deputada recordando que "obrigar uma criança a ter uma criança também é uma violação dos seus direitos".

Do ponto de vista da representante do PAN, a "violação tem consequências físicas e emocionais devastadoras, penhorando o direito à infância e à integridade sexual".

José Manuel Pureza, antigo deputado do Bloco de Esquerda, recorreu também ao Twitter para comentar as entrevistas recentes de Rita Matias. 

"Diz que é contra movimentos que separam a sociedade entre "nós" e "os outros". Vai daí, aderiu ao Chega", escreveu.

Nas redes sociais, muitos questionam ainda que direitos dos homens é que Rita Matias não quererá para si e criticam a deputada, escrevendo que estas posições "envergonham" qualquer mulher.

Leia Também: Pai de deputada do Chega demite-se de assessor político

Recomendados para si

;
Campo obrigatório