Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Costa acusa Ventura de "nem uma propostazinha" ter

O primeiro-ministro acusou hoje o líder do Chega de ter "zero propostas e ideias" e admitiu que "os preços vão continuar a subir", porque "a inflação não se decreta".

Costa acusa Ventura de "nem uma propostazinha" ter
Notícias ao Minuto

17:00 - 06/07/22 por Lusa

Política moção de censura

No debate da moção de censura do Chega ao Governo, António Costa optou por responder em conjunto às cinco primeiras perguntas dos partidos, e dirigiu críticas duras ao líder do partido proponente, André Ventura.

"O senhor deputado fala, fala, fala, mas nem uma propostazinha apresenta. Nós podemos não concordar com as propostas do PCP e do BE, mas têm ideias, têm propostas. O senhor deputado tem ideias, tem propostas, tem alguma coisa para pôr em cima da mesa? Zero", acusou.

António Costa contestou os números apresentados por André Ventura, de que Portugal teria os preços mais caros de gasolina e gás natural da Europa, mas admitiu que a inflação irá continuar a subir.

"Se o senhor deputado quer cavalgar a onda de inflação, a má notícia para os portugueses é que infelizmente vamos continuar a ter inflação", disse.

O primeiro-ministro salientou que "a inflação não se decreta" e que as causas fundamentais da sua subida são exteriores, relacionadas com a rutura das cadeias de abastecimento iniciada com a pandemia e agravada pela guerra.

"Sim, os preços vão continuar a subir, o que temos de fazer é batermo-nos exteriormente por medidas que possam ser adotadas e fazer internamente o que temos feito", apontou, dando como exemplo a redução da carga fiscal sobre os combustíveis.

António Costa defendeu que os portugueses precisam "não é de um altifalante" dos seus problemas, mas que o Governo "contribua para os resolver".

"Se nos limitássemos à oratória do senhor deputado, nada teria melhorado na vida dos portugueses (...) É essa a diferença entre nós, o senhor deputado fala, nós fazemos", reiterou.

Leia Também: PCP e BE criticam Governo, mas afastam-se de moção do Chega

Recomendados para si

;
Campo obrigatório