Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Deputados do PS pedem ao Governo um investimento na Linha do Leste

A iniciativa parlamentar foi assinada por sete deputados socialistas.

Deputados do PS pedem ao Governo um investimento na Linha do Leste
Notícias ao Minuto

10:15 - 06/07/22 por Ema Gil Pires

Política PS

Sete deputados do Partido Socialista (PS) deram entrada, na terça-feira, na Assembleia da República (AR) a um projeto de resolução onde pede aos representantes parlamentares dos vários partidos políticos que recomendem ao Governo que aumente "a frequência do transporte de passageiros na Linha do Leste, com horários ajustados às necessidades das populações".

Neste âmbito, os deputados socialistas querem que seja garantida a possibilidade de existência de dois horários, "em sentido inverso, suficientemente desfasados para permitir a utilização do comboio para deslocações dentro e fora do distrito de Portalegre e, por isso, ajustados à necessidade das populações".

A iniciativa assinada pelos deputados Ricardo Pinheiro, Eduardo Alves, Hugo Costa, Alexandra Leitão, Mara Lagriminha, Francisco Dinis e Manuel Afonso, a que o Notícias ao Minuto teve acesso, pretende ainda que o Executivo "planeie e enquadre a eletrificação da Linha do Leste numa fonte de financiamento adequada".

Este projeto de resolução deseja ainda estimular os elementos parlamentares a recomendarem ao Governo de António Costa que reforce "as condições de operacionalização da Linha do Leste e o conforto do seu material circulante" e também que estude, "no âmbito da construção do Plano Ferroviário Nacional, soluções que aproximem a estação ferroviária da cidade de Portalegre".

Em causa está uma linha que é responsável pela ligação entre a estação de Abrantes, no distrito de Santarém, à estação de Elvas, atravessando todo o Alto Alentejo, e que é atualmente "a única linha de transporte ferroviário de passageiros com ligação transfronteiriça a sul do Tejo", destaca a iniciativa parlamentar.

Isto porque o investimento na Linha do Leste trata-se, na perspetiva destes deputados, da "melhor alternativa para fomentar a mobilidade entre as cidades do distrito de Portalegre [...], para assegurar soluções de transporte para a Área Metropolitana de Lisboa e Centro e Norte do país, para estimular a rede de ensino superior existente, para criar respostas complementares a importantes investimentos públicos como a nova Escola da GNR em Portalegre e para servir as empresas e a atividade turística".

Esta é uma iniciativa que resulta ainda da crença que os deputados do PS já mencionados têm de que o "reforço das condições de operação desta linha garante uma alternativa competitiva ao uso do automóvel neste território".

O transporte de passageiros na Linha do Leste foi interrompida em 2012, pelo Governo do PSD/CDS, recorda a iniciativa. "Em 2017, com o regresso do transporte de passageiros em toda a plenitude da linha, com ligação a Badajoz, foi dado um importante sinal político de coesão territorial e investimento na ferrovia", pode ler-se no documento.

"Com este compromisso de investimento aprofunda-se a mobilidade sustentável através da ferrovia e promove-se a coesão territorial e social do país e do Alto Alentejo", defendem ainda os deputados do PS.

Leia Também: AR debate hoje moção de censura. Chega deve ficar isolado no voto a favor

Recomendados para si

;
Campo obrigatório