Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

PSD. Moção de Montenegro aprovada sem votos contra

O 40.º Congresso do PSD aprovou hoje sem votos contra e duas abstenções a moção estratégia global "Acreditar", apresentada pelo presidente eleito, Luis Montenegro.

PSD. Moção de Montenegro aprovada sem votos contra
Notícias ao Minuto

19:11 - 02/07/22 por Lusa

Política PSD/Congresso

A votação ocorreu depois de Luís Montenegro ter subido, mais uma vez, ao púlpito, agora para anunciar alguns dos militantes que integram as suas listas aos órgãos nacionais do partido, por entre ruidosos aplausos.

Internamente, a moção apresentada por Montenegro prevê a criação do 'Movimento Acreditar', "uma plataforma de discussão política com a sociedade", e que irá elaborar o programa eleitoral para as legislativas de 2026 já nos próximos dois anos.

Quanto ao posicionamento político, o presidente eleito do PSD promete não descaracterizar o partido ou ultrapassar "linhas nucleares", mas avisa que não será "cúmplice da perpetuação do PS no poder", numa passagem da moção em que se refere, em concreto, ao partido Chega.

O texto de 66 páginas, nunca se refere ao futuro aeroporto de Lisboa, mas apresenta propostas para todas as áreas da governação: entre as prioridades para o país aponta o reforço das instituições e o combate à corrupção, a educação "como base para o elevador social funcionar", a inclusão do setor social e privado num Sistema Nacional de Saúde e uma economia mais competitiva, "com reformas estruturais para potenciar o crescimento económico".

Apesar de não constar da moção, durante a campanha interna Luís Montenegro defendeu um programa de emergência social que permitisse transferir os impostos arrecadados com a subida da inflação para apoios às famílias mais carenciadas, e apontou como meta para o Salário Mínimo Nacional os 1.200 euros em 2030 (este ano é de 705 euros).

Leia Também: PSD. Rangel e Pinto Luz serão vice-presidentes, anuncia Montenegro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório