Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Frases da semana: "Há do Primeiro-ministro uma notória falta de coragem"

Fique a par de uma seleção de frases que marcaram os últimos oito dias, tanto em Portugal como além fronteiras.

Frases da semana: "Há do Primeiro-ministro uma notória falta de coragem"
Notícias ao Minuto

16:27 - 01/07/22 por Lusa

Política Frases da semana

Entre as muitas frases que marcaram a agenda mediática da última semana, consulte aqui as principais: 

"Hoje, o Supremo Tribunal não só anulou quase 50 anos de precedente histórico, como também deixa a decisão mais pessoal entregue à boa vontade dos políticos e ideólogos."

Barack Obama, antigo Presidente democrata, sobre a decisão da instituição de revogar o direito ao aborto, Twitter, 24-06-2022

"Ao remeter a questão do aborto para os Estados e para o povo, o Supremo Tribunal reparou um erro histórico."

Mike Pense, um cristão evangélico, que foi o braço direito de Donald Trump na Casa Branca, Twitter, 24-06-2022

"A saúde e a vida das mulheres deste país estão agora em perigo."

Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, sobre a decisão do Supremo Tribunal que anula o direito ao aborto, 24-06-2022

"Milhões de mulheres nos Estados Unidos vão deitar-se esta noite sem acesso a cuidados sanitários e reprodutivos que tinham esta manhã."

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, 24-06-2022

"Estamos a trabalhar muito afincadamente, de uma forma positiva, para que possamos assinar um acordo que ultrapasse muitas das reservas que os autarcas manifestaram até agora. Vai haver medidas e decisões que vão ser formalizadas e anunciadas, que vão superar muitas das razões que levaram a essa sensação."

Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, 25-06-2022

"Têm de lutar por vocês, não confiem nos decisores, há exceções, alguns serão sempre os vossos maiores aliados, mas não a maioria. A única forma de ser mais forte é lutar por isso e não acreditar que alguém lute por vocês."

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, na sessão de encerramento do Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos da ONU 2022, 26-06-2022

"Eu quero pedir desculpa, em nome da minha geração, à vossa geração, relativamente ao estado do oceano, ao estado da biodiversidade e ao estado das alterações climáticas."

António Guterres, secretário-geral da ONU, na sessão de encerramento do Fórum da Juventude e Inovação da Conferência dos Oceanos da ONU 2022, 26-06-2022

"Vamos continuar a aumentar a pressão sobre Putin. Esta guerra deve terminar."

Olaf Scholz, chanceler alemão, 27-06-2022

"Temos de ser cada vez mais parcimoniosos no uso da água. Temos de a poupar, em casa."

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente, 27-06-2022

"Não podemos ter um modelo de governança que seja simplesmente a favor da corrente, tem também de ser contracorrente."

António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, 27-06-2022

"Não me lembro na nossa história democrática de um Governo, nomeadamente um Governo que tem maioria absoluta no parlamento, estar tão desgastado, para não dizer mesmo tão esgotado, tão pouco tempo depois das eleições."

Luís Montenegro, presidente eleito do PSD, 27-06-2022

"A unidade transatlântica continuará a ser a nossa maior força na resposta à Rússia."

Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos, à chegada a Madrid para participar na cimeira da NATO, 28-06-2022

"A destruição da Ucrânia será do interesse da Rússia? Decerto que não, isso seria um erro colossal."

Oleg Deripaska, oligarca e empresário russo, 28-06-2022

"A Federação Russa é a maior e mais direta ameaça à segurança, paz e estabilidade dos aliados [na NATO] na região euro-atlântica."

Declaração da Cimeira de Madrid, 29-06-2022

"Não acho que vamos voltar àquele ambiente de inflação baixa."

Christine Lagarde, presidente do Banco Central Europeu, 29-06-2022

"Não podemos acabar de vez com a tendência sistemática das empresas prestadoras de serviços. Ela não foi construída num dia. Vamos ter que ir criando melhores condições de atratividade dentro do Serviço Nacional da Saúde."

Marta Temido, ministra da saúde, em audição regimental na Comissão de Saúde, 29-06-2022

"O aeroporto do Montijo é um erro. (...) É absurdo, é uma má decisão. O que tem sentido mesmo é substituir a Portela por Alcochete."

Catarina Martins, coordenadora do BE, 29-06-2022

"A lei penal está perto de ser ratificada, está neste momento no parlamento. Depois da ratificação, será abolida a pena de morte."

Teodoro Obiang, Presidente da Guiné Equatorial, 29-06-2022

"Esta liderança do PSD criou 3 partidos à direita: Aliança, Chega e IL. Foi o resultado de 6 anos de uma estratégia errática."

Miguel Relvas, antigo ministro e dirigente do PSD, CNN, 29-06-2022

"Nós nunca fomos de pedir cabeças de pessoas porque o que interessa são as políticas que elas executam. Agora aqui já não é uma questão política, é uma questão quase de dignidade pessoal. Perante esta desautorização, eu nos sapatos do ministro Pedro Nuno Santos escrevia a carta demissão nos 30 segundos seguintes."

João Cotrim Figueiredo, presidente da Iniciativa Liberal, Lusa, 30-06-2022

"A decisão de travar este despacho é uma decisão sensata, ajuizada. Devemos aguardar pela avaliação ambiental estratégica para precisamente percebermos qual a melhor solução para o país."

Inês Sousa Real, porta-voz do PAN, 30-06-2022

"Há uma grande descoordenação e há um aspeto ainda maior do que este. [A decisão do primeiro-ministro] revela a fragilização do Governo relativamente às posições que tem assumido sobre a construção do novo aeroporto."

Paula Santos, líder parlamentar do PCP, 30-06-2022

"A decisão de ontem não fazia nenhum sentido e ainda bem que a oposição interna no governo, pelos vistos encabeçada pelo próprio primeiro-ministro, se encarregou de a desfazer."

Rui Tavares, deputado único do Livre, 30-06-2022

"Após o conhecimento do que tivemos hoje, em que o primeiro-ministro desautoriza política e expressamente o seu ministro das Infraestruturas, eu penso não há nenhuma condição para que Pedro Nuno Santos continue como ministro da República."

André Ventura, presidente do Chega, 30-06-2022

"Os Estados Unidos estão mais bem posicionados para liderar o mundo do que nunca."

Joe Biden, 30-06-2022

"Esta é uma falha relevante, que assumo, mas que, obviamente, não mancha aquele que é o trabalho já longo em conjunto com o senhor primeiro-ministro, ainda antes de sermos Governo."

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e da Habitação, 30-06-2022

"O despacho está revogado. Tendo sido definido que o principal partido da oposição seria ouvido, ninguém toma uma decisão a dois dias de entrar em função o novo líder do PSD. [Pedro Nuno Santos] compreendeu o erro que cometeu e teve humildade de o assumir."

António Costa, primeiro-ministro, 30-06-2022

"A NATO é um rudimento de uma época passada, da Guerra Fria. A esse respeito, sempre nos disseram que tinha mudado, que agora era mais uma união política, mas todos procuravam motivos e possibilidades para a impor como organização militar."

Vladimir Putin, Presidente russo, 30-06-2022

"Eu julgo que há aqui, da parte do primeiro-ministro, António Costa, uma notória falta de coragem para demitir um ministro, e isto naturalmente fica numa situação profundamente caricata."

Rui Rio, presidente do PSD, 30-06-2022

"Os acontecimentos das últimas horas expõem fragilidades e debilidades de coordenação e funcionamento do Governo, ficando demonstrado que o modelo de governança escolhido está desajustado e precisa de ser repensado e revisto."

Daniel Adrião, dirigente do PS, 30-06-2022

"É o primeiro-ministro que, naturalmente, é responsável por isso, pela escolha, mais feliz ou menos feliz, pela avaliação que a cada momento faz, mais feliz ou menos feliz, dos seus colaboradores relativamente às melhores hipóteses que têm para realizar os objetivos. (...) Tem de ser feito tudo o que é necessário para ser consensual."

Marcelo Rebelo de Sousa, 30-06-2022

"Podia ter tido mais um bocadinho de jogo de cintura."

Rui Rio, Público, 01-07-2022

"Dizem-nos: 'Porque não fazes isto, porque não fazes aquilo?' Porque é que o mundo se imiscui nos nossos assuntos? Não aceitaremos diretivas de ninguém no mundo. Só nos curvaremos a Alá Todo-Poderoso."

Hibatullah Akhundzada, líder supremo dos talibãs, 01-07-2022

Leia Também: António Salvador deixa aviso por Horta e David Carmo: "Quem os quiser..."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório