Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Em Madrid, Costa desconhecia despacho sobre novo aeroporto de Lisboa

Primeiro-ministro anulou esta quinta-feira o novo plano aeroportuário, desautorizando o ministro Pedro Nuno Santos. "Solução tem de ser negociada", destacou António Costa.

Em Madrid, Costa desconhecia despacho sobre novo aeroporto de Lisboa
Notícias ao Minuto

10:29 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto

Política Aeroporto de Lisboa

António Costa, a representar Portugal na cimeira da NATO que decorre em Madrid, Espanha, desconhecia o despacho sobre o novo aeroporto de Lisboa ontem apresentado pelo Governo e 'defendido' em diversas entrevistas televisivas por Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, avança, esta quinta-feira, a SIC Notícias, citando fonte do Executivo. 

O primeiro-ministro, António Costa, determinou ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, a revogação do despacho publicado sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa, anunciou o seu gabinete, esta quinta-feira.

"O primeiro-ministro determinou ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação a revogação do despacho ontem publicado sobre o Plano de Ampliação da Capacidade Aeroportuária da Região de Lisboa", pode ler-se num comunicado enviado às redações.

O gabinete de António Costa entende que "a solução tem de ser negociada e consensualizada com a oposição, em particular com o principal partido da oposição e, em circunstância alguma, sem a devida informação prévia ao senhor Presidente da República". 

"Compete ao primeiro-ministro garantir a unidade, credibilidade e colegialidade da ação governativa", pode ler-se na mesma nota, onde é também revelado que o "primeiro-ministro procederá, assim que seja possível, à audição do líder do PSD que iniciará funções este fim-de-semana, para definir o procedimento adequado a uma decisão nacional, política, técnica, ambiental e economicamente sustentada".

O Governo apresentou, na quarta-feira, uma nova solução aeroportuária para Lisboa, que passa pela construção, até 2026, de um novo aeroporto no Montijo, e por encerrar o aeroporto Humberto Delgado, quando estiver concluído o de Alcochete.

Leia Também: A nova solução aeroportuária para Lisboa (entretanto 'rasgada' por Costa)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório